Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Formação: Engenheiro 3i realiza terceira escola de verão
conteúdo

Notícias

Formação: Engenheiro 3i realiza terceira escola de verão

Internacionalização

publicado: 14/02/2020 14h25 última modificação: 18/02/2020 17h48
Alunos durante terceira escola de verão do Engenheiro 3i (Foto: Decom)

Alunos durante terceira escola de verão do Engenheiro 3i (Foto: Decom)

Em parceria com a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC – França), a UTFPR realiza até o próximo dia 21 a terceira edição da Escola de Verão do Engenheiro 3i, programa de formação complementar em engenharia com objetivo de oferecer aos estudante a oportunidade de ampliar a sua formação com foco na indústria, inovação e interculturalidade.

A abertura oficial da escola foi realizada na última quarta-feira (12) e reuniu professores e alunos selecionados para o programa, sendo nove da UTFPR e oito da UTC.

Caroline Okuyama, aluna de Engenharia Mecânica do Câmpus Curitiba, classifica o programa como uma oportunidade para aperfeiçoar a formação profissional e ter novas experiência de vida. “É muito importante para a nossa formação esse contato com outras culturas; além disso, o programa abre a possibilidade do duplo diploma com França, o que permite novas perspectivas profissionais”, comenta. O programa também permite que alunos da UTC façam um período de mobilidade na UTFPR.

Novas experiências é o que também levou o aluno de mestrado em Engenharia Urbana da UTC, Daniel Duthoit, a se inscrever no programa: “Gosto muito da proposta da interculturalidade do Engenheiro 3i. Acho que a experiência pode abrir mais portas e proporcionar maior compreensão de mundo por conta do contato com outras culturas”.

O coordenador do projeto, Décio Estevão do Nascimento, explica que durante a escola os alunos irão desenvolver atividades dentro de dois projetos, mobilidade urbana, em Curitiba, e indústria 4.0 em Ponta Grossa. “Depois, ao longo do semestre, continuaremos os trabalhos desenvolvendo projetos de interesse do Ippuc (Curitiba) e da DAF (Ponta Grossa), no âmbito da disciplina  Ateliê Projeto Internacional. Para o segundo semestre, está programada a mobilidade dos estudantes da UTFPR à França, para realizarem, no mínimo, um semestre de estudos na UTC, ou em outra universidade parceira na França, e um semestre de estágio na indústria”.

“É uma experiência que fica marcada na vida dos alunos, que têm interesse de se transformar em cidadãos do mundo. A nossa intenção é sempre incentivar e promover essa experiência para o maior número possível de estudantes”, completa o coordenador.

Sobre o programa

Criado a partir da cooperação entre UTFPR e UTC, o Engenheiro 3i tem por objetivo dar uma ampla formação ao engenheiro do futuro, que deve ser capaz de empreender, inventar, prover soluções e liderar, adaptando-se a ambientes heterogêneos e multiculturais, presenciais e a distância.

Atualmente, o programa é aberto aos estudantes de engenharia dos Câmpus Curitiba e Ponta Grossa, com edital de seleção publicado entre os meses de novembro de dezembro. Confira mais fotos da escola no Flickr UTFPR em Imagens.

Para mais informações, acesse a página do programa.