Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Câmpus Santa Helena inaugura sede, blocos, RU e auditório
conteúdo

Notícias

Câmpus Santa Helena inaugura sede, blocos, RU e auditório

Solenidade

publicado: 23/10/2017 15h39 última modificação: 23/10/2017 15h41
Autoridades durante descerramento da placa inaugural do Bloco M

Autoridades durante descerramento da placa inaugural do Bloco M

O 13º e mais novo câmpus da UTFPR, em Santa Helena, realizou a solenidade de inauguração de sua sede no dia 06 de outubro. Na ocasião, foram descerradas as placas inaugurais do Câmpus Santa Helena, dos blocos L, K e M, do Restaurante Universitário (RU) e do auditório aberto.

Foram inaugurados dois blocos de salas de aula, com 1.200 metros quadrados cada um; um bloco para almoxarifado, garagem, setor de patrimônio, permanência de zeladores e tratamento de resíduos sólidos, com 1.200 metros quadrados; o RU, com 1.141 metros quadrados; e o auditório aberto, com 434 metros quadrados.

Além disso, atualmente também estão em construção os blocos J e N e o novo portal de acesso do Câmpus. No total, o Câmpus Santa Helena tem, hoje, aproximadamente 9 mil metros quadrados de edificações e mais 3.600 metros quadrados em execução, previstos para serem entregues em meados do ano que vem.

Solenidade

Estiveram presentes na solenidade de inauguração, compondo a mesa diretiva, o reitor Luiz Alberto Pilatti, o diretor-geral do Câmpus Santa Helena Carlos Alberto Mucelin, os deputados federais Alex Canziani e Osmar Serraglio, o deputado estadual Ademir Bier, o prefeito e o vice-prefeito de Santa Helena, Airton Antônio Copatti e Evandro Miguel Grade, respectivamente, e o presidente e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena, Paulo Julio Vasatta e Edson Vamms, respectivamente.

Durante a solenidade, houve apresentação do grupo vocal “Agregado Sonoro”, do Câmpus Santa Helena. Após os discursos das autoridades, houve o descerramento das placas inaugurais e, em seguida, visitação às instalações do Câmpus.

Santa Helena

Após demanda manifestada pelo município de Santa Helena, o 13º Câmpus da UTFPR teve seu funcionamento autorizado por meio da portaria nº 2.497, de 29 de novembro de 2013, assinada pelo então reitor Carlos Eduardo Cantarelli.

A implantação do projeto do Câmpus Santa Helena contou com a incorporação de instalações educacionais existentes no município. Em dezembro de 2012, a prefeitura de Santa Helena sancionou a lei nº 2.228, que autorizava a doação de bens móveis e imóveis à UTFPR, com área de 78.387,54 metros quadrados, e a aquisição e incorporação da primeira área de terra adjacente, com área aproximada de 36 mil metros quadrados.

As aulas no Câmpus Santa Helena tiveram início em 11 de agosto de 2014, com 71 estudantes matriculados nos dois cursos ofertados pela UTFPR no município: Bacharelado em Ciência da Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente, o Câmpus se planeja para abrir seu terceiro curso de graduação: Agronomia.