Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Inclusão de estudantes com deficiência é tema do Conexão UTFPR
conteúdo

Notícias

Inclusão de estudantes com deficiência é tema do Conexão UTFPR

21 de Setembro

Transmissão inicia a partir das 18h, nas páginas da Universidade no YouTube e Facebook.
publicado: 17/09/2021 15h38 última modificação: 20/09/2021 08h35
Live ocorre dentro do programa Conexão UTFPR (Foto: Decom)

Live ocorre dentro do programa Conexão UTFPR (Foto: Decom)

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na terça-feira, 21 de setembro, o Conexão UTFPR realiza uma edição do programa com a live 'A Inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior'. A transmissão inicia a partir das 18h, nas páginas oficiais da Universidade no YouTube e Facebook.

O objetivo do evento é apresentar à comunidade acadêmica a inclusão de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, no contexto da educação superior, bem como, estratégias para o sucesso acadêmico destes. 

A transmissão terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para receber certificado de participação, é preciso realizar a inscrição gratuita no site do evento.

Palestrantes

Laura Ceretta Moreira (UFPR)

Licenciada em Educação Especial e Pedagogia, mestre e doutora em Educação. Professora Associada da UFPR. Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e do Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação. Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do Inep.

Marcia Regina Machado Santos Valiati (Centro Educacional Completude)

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, terapeuta ocupacional e pedagoga. Especialista em Educação Especial e Avaliação Psicoeducacional. Certificada internacionalmente em Integração Sensorial e Avaliação Diagnóstica Para Autismo. Professora de pós-graduação e cursos livres.

Susana Graciela Pérez Barrera (Universidade da Empresa - Uruguai)

Mestre, doutora, com pós-doutorado em Educação (UFSM) em Altas Habilidades/Superdotação. Líder do Grupo de Investigação em AH/SD (GIAHSD), delegada pelo Uruguai no World Council for Gifted and Talented Children. Foi consultora dos governos do Brasil, Colômbia e Uruguai e da Unesco, da Mawhiba Foundation (Arábia Saudita) e bolsista Fulbright de pesquisa na UConn (USA).