Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Marcos Schiefler toma posse como novo reitor da UTFPR
conteúdo

Notícias

Marcos Schiefler toma posse como novo reitor da UTFPR

Gestão

publicado: 25/09/2020 19h20 última modificação: 25/09/2020 23h54
Marcos Schiefler, novo reitor da UTFPR (Foto: Decom)

Marcos Schiefler, novo reitor da UTFPR (Foto: Decom)

O professor Marcos Schiefler assumiu nesta quinta-feira, 24 de setembro, a Reitoria da UTFPR para um mandato de quatro anos (2020-2024). Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a tradicional cerimônia realizada em Brasília (DF) foi substituída pela assinatura eletrônica do termo de posse.

Schiefler venceu a consulta à comunidade realizada no último dia 30 de junho e encabeçava a lista encaminhada pelo Conselho Universitário (Couni) ao Ministério da Educação. Caberá ao novo dirigente a indicação do próximo vice-reitor, uma vez que o processo eleitoral da UTFPR foi iniciado sob vigência da Medida Provisória Nº 914/2019, que previa a livre escolha do substituto.

Em live comemorativa aos 111 anos da UTFPR, realizada na quarta-feira (23), Schiefler destacou a sua vivência na instituição, iniciada em 1992. “Tenho muito orgulho de tudo o que já presenciei e de tudo o que já aprendi com todas as gerações que construíram esta história, que hoje me brinda com esta possibilidade de estar à frente da instituição neste honroso cargo de reitor”.

Durante a transmissão, ainda, comentou sobre os trabalhos iniciais da sua gestão: "A ideia é fazer um grande diagnóstico. Já estamos fazendo isso, ouvindo colegas de todos os campi. Vamos fazer uma ordem de trabalho em cima de prioridades, respeitando e atendendo a necessidade de cada câmpus e, ao mesmo tempo, buscando maior reconhecimento e parcerias".

Para superar desafios futuros, defendeu a ação integrada com diferentes atores sociais. “É muito importante que nós, enquanto instituição, voltemos e reforcemos o papel junto ao setor produtivo, à sociedade, no sentido de reforçar o papel das parcerias público-privadas, que são hoje incentivadas pelas prefeituras onde nós atuamos, governo do estado e também o governo federal".

O novo reitor
Então diretor-geral do Câmpus Curitiba, Marcos Schiefler é professor do Departamento de Engenharia Mecânica. Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche na Universidade das Forças Armadas Federais em Hamburgo (Alemanha). Também é pesquisador credenciado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica. Na gestão acadêmica, foi diretor-geral do Câmpus Curitiba, de 2008-2013, e gerente de Ensino e Pesquisa do Câmpus Curitiba da UTFPR, de 2004 a 2008.