Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Nota de Esclarecimento: subsídios para os Restaurantes Universitários
conteúdo

Notícias

Nota de Esclarecimento: subsídios para os Restaurantes Universitários

Gestão

publicado: 18/06/2019 17h52 última modificação: 18/06/2019 18h06

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizou nesta terça-feira, 18 de maio, uma reunião com representantes dos alunos dos 13 câmpus com o objetivo de iniciar um diálogo sobre possíveis adequações na assistência estudantil da Universidade frente ao cenário de contingenciamento imposto pelo Governo Federal. Participaram da reunião o reitor Luiz Alberto Pilatti, a vice-reitora Vanessa Ishikawa e o assessor de assuntos estudantis Carlos Henrique Mariano.

A equipe da Reitoria apresentou os dados da pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em relação ao perfil socioeconômico dos estudantes da UTFPR, e o histórico do Programa Nacional de Assistência Estudantil.

Diante do cenário do contingenciamento de 36,25%, a Reitoria apresentou uma proposta inicial, construída junto aos diretores-gerais dos câmpus, de não mais subsidiar as refeições nos Restaurantes Universitários (RUs) para poder contemplar mais alunos de baixa renda com o programa de assistência estudantil. A ideia foi colocada apenas como base para iniciar o diálogo para elaboração de uma solução conjunta com os discentes.

Na oportunidade, a Reitoria detalhou os dados da situação financeira atual da Instituição para que os alunos possam debater a questão primeiramente entre si.

Os discentes se posicionaram contrários à proposta inicial, mas se prontificaram a apresentar sugestões e alternativas até a próxima terça-feira (25). Com isso, a Reitoria da UTFPR esclarece que as decisões serão tomadas somente após o encaminhamento das contribuições dos estudantes.