Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Novos acordos para ensino e pesquisa são discutidos em Portugal
conteúdo

Notícias

Novos acordos para ensino e pesquisa são discutidos em Portugal

Relações Internacionais

Gestores da UTFPR realizaram visitas oficiais a institutos e universidades portuguesas
publicado: 07/06/2022 17h27 última modificação: 10/06/2022 20h10
Exibir carrossel de imagens Visita institucional da Reitoria em Portugal (Foto: Divulgação)

Visita institucional da Reitoria em Portugal (Foto: Divulgação)

Em uma série de visitas realizadas a institutos e universidades portuguesas no fim deste mês de maio, gestores da UTFPR discutiram novos acordos para a pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação. A agenda se concentrou nas cidades de Bragança, Vila Real e Porto.

Durante os cincos dias, foram realizadas reuniões, visitas e tratativas para a ampliação das atividades conjuntas, envolvendo estudantes, orientadores e pesquisadores. Com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), por exemplo, além das reuniões institucionais, foi realizado um evento intitulado 'Tributo à Cooperação Internacional IPB-UTFPR, com vários depoimentos de alunos enaltecendo o programa de cooperação entre as duas instituições. 

"Mais de 600 estudantes de nossos diversos campi já estudaram ou estudam no IPB realizando dupla diplomação. Um case de grande sucesso para ambas as instituições. E atendendo a gentil convite do reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), professor Emídio Gomes, conhecemos as instalações da instituição em Vila Real e estamos abrindo uma nova frente para programas de cooperação naquele país, tanto para projetos conjuntos em áreas aderentes como no intercâmbio de estudantes e pesquisadores", destaca o reitor Marcos Schiefler.

Além de ampliar cooperações já consolidadas, as visitas também objetivaram realizar novas parcerias como, por exemplo, com o Instituto Superior de Engenharia do Porto. "Foi feito um levantamento do histórico da parceria entre Instituto Politécnico do Porto e  UTFPR para identificação de pontos falhos, que levaram a um hiato na colaboração entre as instituições. Após uma discussão mais focada, baseada no histórico, foi traçado um plano estratégico para retomada da colaboração conjunta das instituições, tentando tornar o acordo mais atrativo para estudantes de ambas as instituições", explica pró-reitor de Graduação e Educação Profissional Jean-Marc Lafay. 

Já no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc TEC), além das discussões de possibilidades colaborativas, a comitiva da UTFPR visitou laboratórios de pesquisa de redes elétricas inteligentes e veículos elétricos.

Ao todo, foram visitadas cinco instituições portuguesas: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc TEC), Instituto Politécnico do Porto (IPP), Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Universidade do Porto. 

Também participaram das reuniões, representando a gestão da UTFPR, o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Molina; o diretor de Pesquisa, Rodrigo Eduardo Catai; e a assessora de Programas Internacionais, Nastasha Silva.