Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicada lista de elegíveis para a eleição de reitor
conteúdo

Notícias

Publicada lista de elegíveis para a eleição de reitor

Consulta à Comunidade

publicado: 20/03/2020 15h48 última modificação: 21/03/2020 20h23
Publicada relação de elegíveis (Imagem: Freepick)

Publicada relação de elegíveis (Imagem: Freepick)

O Colégio Eleitoral da UTFPR publicou nesta sexta-feira (20) a relação de professores aptos a concorrer como candidatos da consulta junto à comunidade universitária que irá subsidiar a lista tríplice para escolha do reitor da Universidade.

Fazem parte da lista os servidores docentes do quadro permanente de pessoal da UTFPR e que possuam o título de doutor (carreira EBTT ou MS) ou estejam na classe D ou na classe E da Carreira do Magistério Superior. Em caso de possíveis erros dos nomes listados, é possível formalizar reclamação à presidência do Colégio Eleitoral pelo e-mail .

Os registros de candidaturas deverão ser protocolados nos gabinetes de direção-geral nos dias 2 e 3 de abril. A lista final contendo os nomes dos candidatos será publicada até as 16h do dia 8 de abril de 2020, na página de Comissões da UTFPR.

Sobre a consulta

Programada para ser realizada no dia 14 de maio, a consulta seguirá o sistema 70-30. Ou seja, 70% do peso dos votos para os professores, 15% para os técnicos-administrativos e 15% para os estudantes. Até então, a UTFPR praticava o peso 80-20, com 80% do peso dos votos para os servidores (professores e técnicos-administrativos) e 20% de peso para os alunos; regra que precisou ser modificada por força da Medida Provisória 914/2019, editada pelo Governo Federal no mês de dezembro.

As três candidaturas que obtiverem maior votação na consulta à comunidade irão compor a lista tríplice que será encaminhada pelo Conselho Universitário da UTFPR (Couni) ao Ministério da Educação. O regulamento das eleições foi aprovado no último dia 5 de março.

Confira o cronograma

Até 23 de março: publicação da lista de elegíveis;
2 e 3 de abril: registro das candidaturas;
6 de abril: publicação da lista de candidatos;
7 de abril: recurso sobre a lista dos candidatos;
8 de abril: publicação das candidaturas após o período de recursos;
4 de maio: credenciamento dos fiscais;
8 de maio: divulgação da lista de eleitores e locais de votação;
14 de maio: realização da consulta;
15 de maio: resultado da consulta;
18 de maio: pedido de impugnação do resultado da consulta;
19 de maio: resultado para o pedido de impugnação;
20 de maio: publicação do resultado final.