Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Aberto prazo para cadastro de Laboratórios Multiusuários da UTFPR
conteúdo

Notícias

Aberto prazo para cadastro de Laboratórios Multiusuários da UTFPR

Pesquisa e Pós-Graduação

publicado: 06/09/2019 16h51 última modificação: 06/09/2019 16h56
Foco em mãos digitando em notebook | Foto: by tirachardz / Freepik

Foco em mãos digitando em notebook | Foto: by tirachardz / Freepik

O Comitê de Laboratórios Multiusuários da UTFPR (CLabMult) recebe solicitações de cadastro até o dia 27 de setembro, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

O registro torna o local de pesquisa apto a participar de chamadas e editais, internos e externos, destinados apenas para laboratórios multiusuários. O requerimento é exigido pela resolução aprovada pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação no ano passado. 

Para isso, os servidores interessados devem efetuar login no SEI, clicar em "Iniciar Processo" e buscar "Pesquisa: Cadastro de Laboratório Multiusuários". Em relação às informações do laboratório, é preciso especificar: nome e sigla; política, objetivo geral; competência técnica para os serviços a serem prestados para comunidade interna e externa; regras de uso geral para sua utilização, direitos e contrapartidas dos usuários; composição do Comitê Gestor, da Equipe Técnica e Comitê de Usuários; descritivo de infraestrutura, incluindo localização, espaço físico e lista de equipamentos; plano de expansão e de divulgação; e modo de financiamento.

Sobre os Laboratórios Multiusuários
São espaços para a realização de pesquisa científica e a promoção do desenvolvimento tecnológico. Têm a finalidade de reunir equipamentos específicos  e também prestar de serviços especializados.  Geridos por uma equipe técnico-científica de competência reconhecida, os Laboratórios Multiusuários que ficam disponíveis para grupos de pesquisa da UTFPR e outras instituições, brasileiras ou estrangeiras. Além disso, tem o propósito de atender às necessidades de análise e de geração de soluções para produtos, processos e problemas apresentados pela sociedade.