Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aberta pré-seleção para doutorado no Japão
conteúdo

Notícias

Aberta pré-seleção para doutorado no Japão

Internacional

Alunos e egressos do mestrado da UTFPR podem estudar na Universidade de Shinshu
publicado: 14/01/2022 10h00 última modificação: 14/01/2022 10h00
Inscrições vão até 24 de janeiro  (Foto: Freepik editada por Decom)

Inscrições vão até 24 de janeiro (Foto: Freepik editada por Decom)

Está fazendo ou já terminou o mestrado na UTFPR? Você pode participar da pré-seleção de candidatos para doutorado na Universidade de Shinshu no Japão.

A oportunidade ofertada pelo governo japonês inclui bolsa mensal no valor aproximado de ¥ 145.000, passagens de ida e volta e isenção de taxas acadêmicas do programa.

Confira os requisitos:
- ter concluído o mestrado na UTFPR ou estar para finalizar o curso antes setembro de 2022
- verificar as áreas de pesquisa da instituição
- ter data de nascimento em 2 de abril de 1987 ou depois desta data
- comprovar proficiência nos níveis B2, C1 e C2 em língua inglesa, por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas com referência ao Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR / QCER), nos termos do edital. Também é aceita a proficiência em nível N2 na língua japonesa, de modo alternativo ou para complementar, por meio do teste Japanese Language Proficiency Test (JLPT)

Agora é só fazer sua inscrição até 24 de janeiro pelo formulário on-line, com a inserção de dados pessoais e de comprovantes. No dia seguinte, vai ser publicada a relação preliminar de pré-selecionados.

As informações completas do processo estão disponíveis no Edital.

Etapas posteriores

Depois da pré-seleção, a Universidade de Shinshu recebe a lista final e decide, baseado em critérios próprios, quem vai ser entrevistado ou não. Também é responsável por gerir a candidatura e divulgar o resultado do processo.

Se você estiver entre os candidatos, em fevereiro, já deve ter providenciado: cópia do passaporte, foto recente no tamanho 4,5cm x 3,5cm, currículo vitae simplificado em inglês e resumo da dissertação em inglês. Além disso, é preciso apresentar traduções juramentadas em inglês:
- Mestres: do histórico e diploma do mestrado, no caso de mestres
- Mestrandos: do histórico e diploma do curso de graduação

Depois, a Universidade de Shinshu entra em contato diretamente com os selecionados para solicitar outros documentos específicos, como: formulário de inscrição, projeto de pesquisa e certificado de saúde preenchido e assinado por um médico. Se estiver entre os escolhidos, é bom ter a documentação pronta para enviar por correio expresso, caso necessário.

Mais sobre
A pré-seleção é coordenada pela Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), da Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter). Ao todo, a UTFPR possui acordos de cooperação com 105 instituições de ensino superior em 32 países diferentes.