Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR atualiza medidas preventivas contra a Covid-19
conteúdo

Notícias

UTFPR atualiza medidas preventivas contra a Covid-19

Normativa

Documento revoga as instruções normativas 34 e 37/2022
publicado: 01/06/2022 11h13 última modificação: 02/06/2022 09h18
Normativa 41/2022 traz recomendações e orientações para comunidade acadêmica

Normativa 41/2022 traz recomendações e orientações para comunidade acadêmica

Nesta quarta-feira (1º), foi publicada a instrução normativa 41/2022 que atualiza as medidas preventivas da UTFPR contra a Covid-19, revogando as anteriores.

O documento estabelece o retorno presencial no dia 6 de junho para todos os servidores, incluindo os que se encontram em regime remoto por fatores de risco ou comorbidades. 

A normativa também traz as recomendações de: cumprir o calendário de vacinação; realizar a etiqueta respiratória, cobrindo nariz e boca com a dobra do cotovelo ou lenço de papel, ao tossir ou espirrar; higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, sempre que tocar o nariz, a boca e os olhos; manter os ambientes arejados e ventilados; utilizar bebedouros com dispensação de água em copos ou garrafas; e não compartilhar objetos pessoais.

O uso de máscaras permanece facultativo nas dependências da Universidade, podendo voltar a ser exigido, caso necessário. É altamente recomendado o uso de máscara por pessoas com sintomas de síndrome gripal ou em contato com pessoas contaminadas, principalmente em ambientes fechados ou com aglomerações.

Em caso de diagnóstico confirmado de Covid-19, servidores, estudantes e estagiários devem cumprir o isolamento por sete dias, em atividade remota ou acompanhada, quando possível. Se os sinais persistirem, o isolamento deve ser estendido para 10 dias. A contagem deve ser feita a partir do dia zero, no primeiro dia dos sintomas ou da coleta do teste.

Para situações de suspeita, contaminação ou surto, consulte as orientações do Plano de Contingência.
Confira o texto da normativa na íntegra.