Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR automatiza o depósito de teses e dissertações
conteúdo

Notícias

UTFPR automatiza o depósito de teses e dissertações

Inovação

publicado: 24/09/2019 12h50 última modificação: 26/09/2019 18h40
UTFPR automatiza depósito de teses e dissertações (Foto: Freepik)

UTFPR automatiza depósito de teses e dissertações (Foto: Freepik)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciou nesta segunda-feira (23) a automatização do depósito de teses e dissertações no Repositório da Universidade. A partir de agora, todo o processo será feito por meio do Sistema Acadêmico, dispensando o envio dos trabalhos em mídias físicas como CD e DVD.

Além de garantir que a totalidade das versões finais de teses e dissertações estejam depositadas no Repositório Institucional da UTFPR (Riut), a medida também fará o reuso de dados provenientes do Sistema Acadêmico e receberá 73% dos campos de metadados do Riut que serão preenchidos automaticamente.

“Assim, somos o primeiro caso no Brasil de reuso de dados para povoamento de dissertações e teses em repositórios digitais. É uma medida que trará inúmeros benefícios para os programas de pós-graduação, Riut, e para as nossas Bibliotecas”, destaca o reitor Luiz Alberto Pilatti.

Segundo o gestor, o novo modelo de depósito irá favorecer a visibilidade e impacto das produções dos programas de pós-graduação junto à sociedade, um dos aspectos fundamentais na nova avaliação dos programas pela Capes. “A sociedade brasileira tem passado por um período de reflexões, das quais a universidade pública não pode se eximir. Por isso, o retorno dos frutos à sociedade do que aqui é investido carrega em si uma questão moral, além de estabelecer uma relação de pertencimento, recíproca, entre a Universidade e a sociedade”, completa ao destacar que são medidas como essa que fazem da UTFPR uma Instituição ainda mais sustentável.

Desde outubro de 2018, a UTFPR adota o formato digital como padrão para as versões de trabalhos finais enviadas às bancas de avaliação e para o depósito no Sistema de Bibliotecas da UTFPR.

O novo sistema de automatização do depósito de teses e dissertações foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Sistema de Bibliotecas da UTFPR.