Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR completa mais um ano com destaque nacional e internacional

UTFPR completa mais um ano com destaque nacional e internacional

Rankings 2021

Instituição foi uma das brasileiras citadas no ranking Universidades das Economias Emergentes
publicado: 28/12/2021 09h46 última modificação: 31/10/2022 09h23
Foto: Decom

A UTFPR completa o ano de 2021 com destaque em rankings internacionais e nacionais. A Universidade foi uma das instituições brasileiras citadas no ranking Universidades das Economias Emergentes, elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times HigherEducation (THE). A relação inclui as 606 melhores instituições de 48 países considerados emergentes.

Classificada na posição geral 401+, a UTFPR foi avaliada em indicadores agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Esses critérios são os mesmos utilizados na avaliação de desempenho do ranking mundial do THE. No Brasil, a Universidade ficou na 84ª posição.

O ranking The também avaliou as instituições criadas nos últimos 50 anos. No Young University Ranking a UTFPR também ficou na posição 401+.

AD Scientific

Em outubro, AD Scientific Index 2021 divulgou a lista dos cientistas mais influentes da América Latina. A relação destacou 15 pesquisadores da UTFPR, sendo 12 docentes do quadro efetivo e três visitantes. Com isso, a Universidade ficou com a 81ª posição no ranking.

A classificação conta com 453 instituições do Brasil, Argentina, Antígua e Barbuda, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

O índice avalia individualmente cada cientista, com base em citações acadêmicas na plataforma Google Scholar, nos últimos cinco anos, e também em dados ‘H’ e ‘ i10’, referentes à produtividade, à repercussão e ao impacto dos artigos científicos.

10ª mais empreendedora

A UTFPR ficou com a 10ª colocação geral no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) em 2021.O levantamento é realizado pela Confederação Brasileira de Empresa Juniores (Brasil Junior) e a sessão aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, neste mês de dezembro.

Além da 10ª colocação geral com a pontuação de 5,45, a UTFPR ficou com a primeira colocação da região Sul e com a 9ª colocação geral do indicativo de Boas Práticas de Inovação.

Ao todo, a coleta do ranking teve a colaboração mais de 24 mil estudantes, 181 cases de boas práticas enviados e o ranqueamento de 126 universidades.

IGC

Também neste ano foi divulgada a pontuação das instituições no Índice Geral de Cursos (IGC), referente a 2019. A UTFPR se destacou com o segundo maior conceito do IGC e ficou entre as 494 instituições de ensino superior do Brasil que obtiveram as notas mais altas, ‘4’ ou ‘5’.

Na análise entre o conceito obtido e o número de cursos avaliados no último triênio, a UTFPR se classifica no 34º lugar no Brasil e em 2º no Paraná. Em evidência, estão os IGCs dos cursos do Stricto Sensu, com 4,28 para o mestrado e 4,7 para o doutorado.

O IGC é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O índice considera as médias ponderadas pelo número de matrículas e em relação aos últimos três anos: do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. Também leva em conta a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.