Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR completa o processo de automatização das bibliotecas
conteúdo

Notícias

UTFPR completa o processo de automatização das bibliotecas

Investimento

publicado: 22/11/2019 16h15 última modificação: 25/11/2019 09h03
Serviço de autoatendimento no Câmpus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

Serviço de autoatendimento no Câmpus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

Foi assinada neste mês de novembro a ordem de serviço para a compra de aparelhos de autoatendimento para as bibliotecas dos câmpus Curitiba (sede Ecoville), Francisco Beltrão, Guarapuava e Santa Helena. Com a nova aquisição, a UTFPR automatiza o processo de empréstimo e devolução de obras em todas as 14 unidades do Sistema de Bibliotecas.

A ordem de serviço corresponde a um investimento total de R$ 745 mil e contempla também a aquisição de leitores de inventário para as bibliotecas dos câmpus Apucarana e Toledo.

Segundo Lígia Torino, chefe do Sistema das Bibliotecas, os novos aparelhos irão permitir inclusive um melhor aproveitamento da capacidade técnica e intelectual dos servidores do setor. “Estamos caminhando para que nossos bibliotecários atuem cada vez mais como mediador da informação, o que significa apresentar aos usuários as fontes de informação disponíveis e capacitá-los para que encontrem a informação adequada capaz de auxiliar o processo de construção do conhecimento”, comenta.

As bibliotecas da UTFPR contam atualmente com acervo físico de mais de 420 mil volumes e plataformas online que possibilitam acesso a mais de 8 mil livros digitais, 17 mil normas técnicas, 45 mil periódicos e 180 mil e-books. Todo o processo de busca pode ser feito de maneira integrada por meio do BiblioTec, interface com atualização em tempo real das obras, opções de download, audiodescrição, tradução e exportação para gerenciadores bibliográficos.