Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR e Copel inauguram estações de pesquisa em energia solar
conteúdo

Notícias

UTFPR e Copel inauguram estações de pesquisa em energia solar

Potencial energético

publicado: 20/03/2020 16h17 última modificação: 20/03/2020 16h17
Estação de pesquisa no Câmpus Pato Branco (Foto: Ascom-PB)

Estação de pesquisa no Câmpus Pato Branco (Foto: Ascom-PB)

Mais cinco unidades regionais da rede estações de pesquisa energia solar estão sendo inauguradas na UTFPR ao longo deste mês de maço nos Câmpus Campo Mourão, Cornélio Procópio, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa. As estações têm como objetivo levantar informações sobre energia solar e o potencial fotovoltaico no Paraná.

Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar da UTFPR (Labens), o projeto consiste na instalação de uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação em seis câmpus: Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa. A pesquisa é um dos projetos contemplados pela chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), intitulada Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”.

 “Temos uma preocupação constante em propor soluções para os desafios da sociedade e a questão energética é ainda mais sensível porque precisamos torná-la cada vez mais sustentável. E isso só será possível com a realização de pesquisas qualificadas como as que este projeto se propõe a fazer”, comenta o reitor Luiz Alberto Pilatti.

A pesquisa conta com investimento total de R$ 6 milhões. O acervo de dados serve de insumo a novos empreendimentos solares e a novas pesquisas, aperfeiçoando com precisão inédita as estimativas da radiação já mapeadas no Paraná. Os módulos de avaliação instalados no Câmpus Curitiba foram entregues oficialmente no último mês de dezembro e os de Ponta Grossa serão inaugurados logo após a volta das atividades acadêmicas.