Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR e IPB lançam edital de apoio à pesquisa
conteúdo

Notícias

UTFPR e IPB lançam edital de apoio à pesquisa

Internacional

publicado: 18/12/2019 15h41 última modificação: 18/12/2019 15h41

A UTFPR e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB - Portugal) lançaram um edital de apoio a grupos de pesquisa que realizem trabalhos conjuntos envolvendo as duas instituições. Ao todo, são destinados EUR 60 mil, tendo como referência a moeda europeia, e R$ 240 mil, considerando a moeda brasileiro.

Os projetos que poderão ser contemplados envolverão docentes das áreas de administração e gestão pública; agronomia, zootecnia e florestal; alimentos, biotecnologia, engenharia química e ambiental; engenharias civil e mecânica; engenharia elétrica, eletrônica e computação; educação e inovação pedagógica.

Cada proposta deve prever no mínimo duas missões de trabalho, uma envolvendo a ida de um pesquisador da UTFPR para o IPB e a outra envolvendo a visita de um pesquisador do IPB na UTFPR.

A submissão de propostas deve ser feita até 20 de março e o resultado preliminar será divulgado até 8 de abril de 2020. A análise e classificação das propostas será efetuada por uma Comissão designada pelas duas instituições.

Outras informações sobre a documentação necessária e procedimentos de inscrição estão disponíveis no edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.