Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR firma parceria com a Universidade Laval
conteúdo

Notícias

UTFPR firma parceria com a Universidade Laval

Canadá

publicado: 29/10/2019 11h38 última modificação: 29/10/2019 16h31
Exibir carrossel de imagens Assinatura do acordo

Assinatura do acordo

Nesta terça-feira (29), a UTFPR estabeleceu uma parceria com a Universidade Laval, de Quebec, Canadá. A formalização do vínculo foi realizada em reunião com o vice-reitor, Rènald Bergeron, e o diretor do escritório internacional, Richard Poulin, ambos da instituição canadense.

A dupla foi recebida pelo reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, pelo diretor de relações interinstitucionais, Maurício Mendes, e pelo pró-reitor de relações empresariais e comunitárias, Douglas Renaux. O termo geral de cooperação poderá se desdobrar em acordos mais detalhados para viabilizar futuras ações, como intercâmbios de professores e estudantes e a realização de pesquisas conjuntas. 

A assinatura permite o estreitamento de laços com a Universidade Laval, que já tinha firmado no dia 4 de abril deste ano um acordo específico de pesquisa com a UTFPR, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto de Bioengenharia do Hospital Erasto Gaertner. O projeto em conjunto visa a construção de dispositivos médicos e a geração de soluções voltadas para a medicina regenerativa e a preventiva. “Tenho certeza de que será o início de uma parceria muito promissora, principalmente na área da saúde”, afirmou Pilatti. 

O trabalho entre as instituições deve ser viabilizado pelo Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) do Câmpus Toledo, mais especificamente pelo Laboratório de Biomateriais. A estrutura laboratorial será inaugurada em solenidade na próxima quarta-feira (30). Além de ter participação de Bergeron e Poulin, o evento também contará com a presença de Marie-Josée Audet, analista do Ministério das Relações Internacionais de Quebec, Marie-Hélène Béland, vice-cônsul do Consulado Geral do Canadá, Paulo de Castro Reis, diretor geral da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Aldo Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, entre outras autoridades. 

 

Acesse as fotos no Flickr Oficial da UTFPR.