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UTFPR lança programa de Iniciação ao Empreendedorismo

Inovação

publicado: 26/06/2020 14h52 última modificação: 26/06/2020 15h01
Aluna utiliza um caderno e o notebook para elaborar projeto | Foto: Drotbotdean by Freepik

Aluna utiliza um caderno e o notebook para elaborar projeto | Foto: Drotbotdean by Freepik

Estão abertas as inscrições para o programa de Iniciação ao Empreendedorismo da UTFPR, no incentivar os alunos da graduação e da pós-graduação a desenvolverem projetos inovadores aplicados ao mercado. O melhor projeto vai representar a Universidade para concorrer ao prêmio estadual da Fundação Araucária (FA).

Os interessados devem se candidatar no Moodle Institucional, com a chave de inscrição “PROEMFA” e o e-mail institucional. Nesta plataforma, é preciso inserir um vídeo três a cinco minutos, em MP4, com uma proposta de inovação, até o dia 24 de julho. O projeto deve ser baseado em um produto, processo organizacional ou ação de marketing, que vise resolver um problema e que possa gerar um modelo de negócios escalável e rentável.

O vídeo enviado vai ser avaliado na primeira etapa, de acordo com os critérios de: potencial de geração de inovação; diferencial inovativo; abrangência; detalhamento da solução; e a participação no processo de pré-incubação ou até a fase dois do Sinapse de Inovação do Paraná.

As 20 melhores propostas vão ser selecionadas para participar da segunda fase, de Imersão, pelo Moodle. Trata-se de uma capacitação on-line sobre metodologias, ferramentas e conhecimentos sobre empreendedorismo inovador. A partir do curso, a equipe pode postar o modelo de negócios pelo Canvas e um vídeo de apresentação de até seis minutos.

Então, vão ser escolhidos cinco modelos de negócios para a Execução, que é o desenvolvimento de um protótipo ou um produto mínimo viável (MVP). Até quatro integrantes da equipe podem receber uma bolsa de iniciação tecnológica, financiada pela FA. O valor é de R$1.600, por estudante, depositados em quatro parcelas mensais de R$400. Além disso, os grupos vão receber um pequeno investimento de R$5 mil, também da FA, para auxiliar nos custos com material de consumo. O trabalho pode contar com a mentoria e consultoria de instrutores da UTFPR.

Após quatro meses para a elaboração, o protótipo ou MVP vai ser mostrado virtualmente durante 10 minutos, no chamado “Demoday”, abordando: segmentação de clientes, canais de relacionamento e valor agregado.

O projeto escolhido como vencedor deve representar a UTFPR na apresentação regional. Os três melhores do estado vão ser premiados pela FA, com valores de R$1 mil, R$3 mil e R$5 mil.

Confira o cronograma resumido a seguir:
Etapa 01 – Mercado de Ideias
24/07 - Inscrições
31/07 – Resultado da seleção

Etapa 02 – Imersão
3/08 a 21/08 – Inscrições
28/08 – Resultado da seleção

Etapa 03 – Execução
28/08 a 20/12 – Desenvolvimento de protótipo ou MVP

Etapa 04 – “Demoday”
21/12 – Apresentação dos trabalhos
22/12 - Resultado final

Saiba informações ao conferir o edital na íntegra.