Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR recebe representantes de Instituto de Tecnologia japonês
conteúdo

Notícias

UTFPR recebe representantes de Instituto de Tecnologia japonês

Relações internacionais

publicado: 14/11/2017 18h00 última modificação: 14/11/2017 18h00
Representantes do Shibaura Institute of Technology apresentam programas de intercâmbio a alunos da UTFPR

Representantes do Shibaura Institute of Technology apresentam programas de intercâmbio a alunos da UTFPR

Representantes do Shibaura Institute of Technology (SIT) visitaram a UTFPR na última terça-feira (14) para discutir a possibilidade de cooperação internacional com a Universidade Tecnológica. Além disso, os responsáveis pelos programas internacionais da instituição japonesa, Yuichi Murata e Wol-Hee Lee, fizeram uma apresentação aos alunos do Câmpus Curitiba sobre os programas internacionais ofertados pelo SIT.

Yuichi Murata e Wol-Hee Lee participaram de uma reunião com o diretor adjunto de Relações Internacionais, Carlos Cziulik, o diretor-geral do Câmpus Curitiba, Cezar Augusto Romano, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Curitiba, Alexandre Pohl. Esta não é a primeira vez que a UTFPR e o SIT conversam sobre a possibilidade de colaboração, já que em dezembro de 2016 o reitor Luiz Alberto Pilatti e o assessor de Desenvolvimento Acadêmico, Paulo André de Camargo Beltrão, estiveram no instituto para tratar do assunto.

Fundado em 1927 em Tóquio, capital do Japão, o SIT possui quase 9 mil estudantes nas áreas de tecnologia e engenharias e é um modelo educacional de instituição de ensino no país.

Apresentação aos alunos

Durante sua segunda visita à UTFPR (a primeira foi em 2015 à sede Ecoville), os representantes do SIT apresentaram aos alunos da UTFPR seus programas de intercâmbio, que, desde 2013, já receberam 192 estudantes brasileiros - dentre eles, 12 alunos da Universidade Tecnológica, que estudaram no Japão através do Ciência Sem Fronteiras (CsF). Atualmente, mesmo com o encerramento do CsF, o instituto continua a aceitar brasileiros em programas que podem ser desenvolvidos em um ou dois semestres e são lecionados em inglês.

A UTFPR possui 92 convênios com diversas instituições de ensino ao redor do mundo e hoje busca estreitar relações com o continente asiático, onde localiza-se o SIT.