Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR tem a maior oferta de vagas para engenharias no Brasil
conteúdo

Notícias

UTFPR tem a maior oferta de vagas para engenharias no Brasil

Ensino Público

publicado: 11/09/2019 17h33 última modificação: 11/09/2019 17h33
Aluno faz manutenção em protótipo de veículo no Câmpus Curitiba (Foto: Decom)

Aluno faz manutenção em protótipo de veículo no Câmpus Curitiba (Foto: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a instituição pública brasileira que mais oferta vagas para cursos de engenharia. Ao todo, são 3.256 vagas anuais, o que representa 6,02% do total ofertado pelas instituições públicas para a área.

Os dados são sistema de consulta pública e-MEC, do Ministério da Educação. Além da UTFPR, completam a lista das cinco maiores ofertas de vagas: Universidade Federal de Santa Catarina, 1.652 vagas; Universidade de São Paulo, 1.476; Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1.236; e Universidade Federal de Minas Gerais, com 1.200 vagas.

Na avaliação do reitor Luiz Alberto Pilatti, os números reforçam a vocação da UTFPR como importante centro de formação de profissionais da engenharia no Brasil. "E o mais importante: formação de excelente qualidade e descentralizada dos grandes centros, o que torna a Universidade como importante vetor de desenvolvimento regional. No Paraná, temos muito orgulho de ter contribuído para a essa nova configuração do ensino superior", destaca.

Ingresso na UTFPR

Anualmente, a UTFPR oferta 8.926 vagas em mais de cem cursos graduação em 13 cidades do Paraná. A seleção de novos alunos é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu) duas vezes ao ano, em janeiro e junho, e utiliza como critério as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio. Para mais informações, acesse a página do Sisu na UTFPR.