Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Vanessa Ishikawa assume interinamente a Reitoria da UTFPR
conteúdo

Notícias

Vanessa Ishikawa assume interinamente a Reitoria da UTFPR

Gestão

publicado: 11/09/2020 17h51 última modificação: 11/09/2020 19h45
Vanessa Ishikawa Rasoto, reitora em exercício da UTFPR (Foto: Decom)

Vanessa Ishikawa Rasoto, reitora em exercício da UTFPR (Foto: Decom)

A vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto assumiu interinamente, na quarta-feira (9), a Reitoria da UTFPR, após a vacância do cargo em decorrência do fim do mandato do então reitor Luiz Alberto Pilatti. Vanessa permanece vice-reitora até 7 de outubro; durante este período, exercerá a Reitoria enquanto não ocorre a nomeação do novo dirigente da Universidade.

Vanessa é a primeira mulher a ocupar o posto máximo da instituição em mais de 110 anos de história. "Minha chegada à Vice-Reitoria e, agora, à Reitoria, mesmo que por alguns dias, é fruto de um movimento progressivo de maior inserção das mulheres em postos estratégicos das organizações. Em primeiro lugar, represento os interesses da UTFPR, mas também represento o engajamento e a luta de muitas mulheres para que um momento como este fosse possível", destaca.

A expectativa da reitora em exercício é que a nomeação do novo reitor aconteça nos próximos dias. "Realizamos um processo de consulta à comunidade que prezou pela lisura e transparência e, agora, aguardamos a nomeação por parte da Presidência da República. Neste intervalo de tempo, posso garantir à comunidade acadêmica a continuidade dos trabalhos que vinham sendo realizados", completa.

Vanessa Ishikawa Rasoto possui graduação e mestrado em Administração, e doutorado em Engenharia da Produção. É professora titular da UTFPR, atuando nos programas de pós-graduação em Administração Pública e Planejamento e Governança Pública. Na gestão acadêmica, além de vice-reitora, foi assessora para Assuntos Estudantis e diretora da Agência de Inovação.