Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > Coronavírus

publicado: 24/04/2020 14h38 última modificação: 05/06/2020 15h10
Projetos do Câmpus Guarapuava realizam doação de álcool glicerinado e protetores faciais para combate à COVID-19

Parceria entre a UTFPR e UNICENTRO viabiliza produção de Alcool Glicerinado

Nesta quarta-feira, dia 23 de abril, foram entregues 500 litros de álcool glicerinado aos hospitais São Vicente de Paula e Instituto Virmond, de Guarapuava. Além disso, também foram entregues 6 litros para o Lar de Idosos de Pinhão. O álcool é fonte de uma parceria entre o Câmpus Guarapuava da UTFPR e a UNICENTRO, onde o câmpus fornece os insumos para que a UNICENTRO faça a produção.

Os insumos foram adquiridos com recurso do Câmpus para atender ao projeto submetido pelas professoras Viviane Teleginski Mazur, Silvia do Nascimento Rosa e pela técnica de laboratorio Adriana e Silva da Costa ao Edital Nº 06/2020 – PROREC / PROPPG. O projeto foi aprovado, mas não foi contemplado com recursos, então a Direção-Geral realizou uma complementação que proporcionou a aquisição de insumos para a produção de álcool glicerinado, pois insumos para álcool gel estão indisponíveis no mercado.

O álcool resultante da produção foi destinado primeiramente aos hospitais da cidade, que são a linha de frente no combate ao COVID-19, e uma parte também foi destinada ao Lar de Idosos de Pinhão, que entrou em contato informando a necessidade que eles tem para o cuidado com os idosos.

Doação Instituto Virmond

Doação de álcool ao Instituto Virmond

SãoVicente

Doação de álcool ao Hospital São Vicente de Paula

LardoIdoso

Doação de álcool ao Lar do Idoso, de Pinhão

O Câmpus ainda planeja contribuir com a fabricação de mais álcool para distribuir para os órgãos que necessitam. Para tanto, são necessários alguns insumos para fabricação de álcool gel:

- Álcool etílico 96;

- Carbopol;

- Bebidas alcoólicas em qualquer condição (vencida, apreendida), pois a unicentro tem uma unidade de extração de álcool.

Projeto 4print Produz Protetores Faciais

protetoresprotetores2

Protetores confeccionados pelo 4print (imagem: 4print/ facebook)

Além da produção de álcool, o projeto 4print, sob a supervisão do seu coordenador Lucas Franco Wrege, entregaram mais de 40 protetores faciais para os hospitais de Guarapuava, Prudentópolis e Pitanga. Os protetores faciais são para ajudar a proteger os profissionais da saúde que estão tratando as vítimas do covid-19, confeccionados por meio de impressão 3D e recorte a laser de PETG.

Deseja ajudar?

Caso você tenha interesse em fazer uma doação de algum destes insumos, ou tenha interesse em fazer alguma parceria no combate ao COVID-19, entre em contato pelo email: