Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > Covid19
conteúdo

Notícias

Covid19

publicado: 20/08/2020 09h52 última modificação: 20/08/2020 09h57
Pesquisadores entregam rodo de Luz UV-C e armário de esterilização de EPIs

Um grupo de pesquisadores do Câmpus Guarapuava, composto pela professora Viviane Teleginski Mazur, professora Sílvia do Nascimento Rosa, técnica de laboratório Adriana e Silva da Costa e professor Maurício Marlon Mazur entregaram ao Hospital São Vicente de Paula nesta última sexta-feira, um rodo de luz UV-C e um armário de esterilização de EPI para o combate ao Coronavirus e Covid-19.

  rodo_e_caixa.png

Entrega de equipamentos desenvolvidos. Foto: Viviane Teleginski Mazur

O rodo de foi baseado em um projeto divulgado pela USP, utiliza luz ultravioleta para esterilização do piso de ambientes hospitalares. Foram realizados testes pela UNICENTRO, sob supervisão do professor Maico Taras da Cunha, para verificar o tempo de exposição e a validar a eficácia na ação biocida. Os resultados indicam que bactérias são eliminadas da superfície de papéis em 25 segundos de exposição.

Rodo emitindo luz UV-C. Foto: Viviane Teleginski Mazur

O armário de esterilização de EPI’s também utiliza emissão de raios UV-C, por meio de lâmpadas na cabine. O equipamento possui sistema de segurança para desativar as lâmpadas quando a porta está aberta e um sistema que esteriliza a maçaneta de abertura da porta. O equipamento foi também foi testado na Unicentro e os resultados indicam que em 50 minutos de exposição bactérias são eliminadas da superfície de jalecos e em 1 hora são eliminadas bactérias dentro dos bolsos.

Armário de esterilização em funcionamento. Foto: Viviane Teleginski Mazur

Ambos os projetos foram desenvolvidos pelos próprios pesquisadores com recursos do Câmpus. Os testes foram realizados pela UNICENTRO, fruto de uma parceria com o Inovatec, supervisionados pelo professor Maico Taras da Cunha. A doação foi realizada ao Hospital São Vicente de Paula, que é o hospital de referência para tratamento da COVID-19 em Guarapuava e região.

 

Saiba mais sobre essas e mais ações realizadas pela UTFPR no combate à Covid-19 na página UTFPR em Ação, pelo endereço https://acao.utfpr.edu.br/.

 

Ações do documento