Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > COVID19
conteúdo

Notícias

COVID19

Guarapuava está entre 8 câmpus da UTFPR a receber o selo Sesi ODS 2020
publicado: 03/12/2020 16h19 última modificação: 03/12/2020 16h19
Sesi Imagem: SESI

Imagem: SESI

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tratam de esforços globais estipulados pela ONU até 2030 para fomentar o desenvolvimento sustentável no mundo. Com a ocorrência da pandemia do coronavírus e a crise que a acompanha, houve uma interrupção no progresso desses objetivos e o combate à COVID19 se tornou pauta da cúpula responsável.

O Sesi é responsável por credenciar o selo de ações que buscam alcançar esses objetivos. O Câmpus Guarapuava recebeu o Selo Sesi ODS 2020 de ações no combate à COVID-19, devido ao desenvolvimento do projeto de dispositivos de esterilização com luz UV-C. Os projetos foram desenvolvidos pelos pesquisadores Viviane Teleginski Mazur, Silvia do Nascimento Rosa, Adriana e Silva da Costa e Maurício Marlon Mazur, sendo eles um rodo de luz UV-C voltado para esterilização de pisos e ambientes hospitalares e um armário de esterilização para esterilização de EPI’s como máscaras e jalecos. Estes equipamentos podem ser utilizados não somente ao combate ao coronavírus, mas também em outros agentes patógenos causadores de infecção hospitalar, sendo de grande valia para os profissionais que tem esse risco no dia a dia em unidades de saúde. Os projetos foram objeto de um artigo publicado em Congresso, que permite a replicação por instituições e empresas.

Receberam o selo os câmpus Guarapuava, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Londrina, Santa Helena e Toledo.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no portal http://portalods.com.br/.