Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > Pós-Graduação

publicado: 21/08/2019 12h30 última modificação: 21/08/2019 12h31
CEEM - Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção UTFPR-GP: A Indústria de Guarapuava e região ganha um forte aliado para o planejamento estratégico da Manutenção Industrial.

Em 08 de Junho iniciaram as aulas da 1a Turma do Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção na UTFPR - Câmpus Guarapuava.

A aula inaugural teve a presença da coordenação do curso: Profa Dra. Marjorie Belinelli e Prof. Msc. Luan José Franchini Ferreira, da Secretária do Curso Laís de Andrade Farias e do corpo discente composto por profissionais de algumas das principais empresas, privadas e estatais, de Guarapuava e região.

O Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção visa atender ao interesse de profissionais de nível superior que buscam capacitação na gestão dos recursos humanos e materiais aplicados nas atividades de manutenção, visando a melhoria da competitividade no ramo industrial. A qualificação dos profissionais propiciará maior assertividade na tomada decisões para o gerenciamento das atividades de manutenção industrial, visto que o curso apresenta um instrumental teórico voltado para a prática e que desponta na fronteira do conhecimento humano. O corpo docente é composto por cientistas com vasta experiência na indústria, o que proporciona ao aluno interatividade e familiarização com casos práticos e soluções de problemas na área de manutenção.

Aula inaugural. Foto: Secretaria da Especialização

Também no dia 08/06 foram iniciadas as atividades com a disciplina de PCM-Planejamento e Controle de Manutenção.

O Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção é fundamentado em disciplinas que proporcionam aos alunos a aprendizagem de ferramentas e técnicas avançadas de gestão, tanto de recursos materiais quanto de recursos humanos, gestão de projetos, gestão econômica e de custos aplicada à manutenção e análise de falhas em sistemas mecânicos, elétricos, eletrônicos e de instrumentação. Proporciona uma imersão em conceitos pertinentes à Engenharia de Manutenção, como: PCM – Planejamento e Controle de Manutenção, Manutenção Produtiva Total – TPM e MCC – Manutenção Centrada na Confiabilidade, Qualidade, Produtividade e Normas de Segurança do Trabalho e Ambientais aplicadas nas atividades de manutenção industrial, entre outros.

Primeira Turma da Especialização em Engenharia de Manutenção. Foto: Secretaria da Especialização

UTFPR e a Indústria paranaense, uma parceria mais que centenária:

Todo o esforço Docente e Discente é direcionado à solução de problemas reais, promovendo prontamente a saúde técnica-operacional e financeira da Indústria de nossa região, tal resultado se materializa na construção dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso).

A próxima turma está prevista para o primeiro semestre de 2020 com lançamento de edital em meados de Dezembro de 2019.