Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Acadêmico desenvolve projeto contemplado pelo Programa Sinapse
conteúdo

Notícias

Acadêmico desenvolve projeto contemplado pelo Programa Sinapse

Empreendedorismo

publicado: 12/07/2019 09h00 última modificação: 12/07/2019 09h14

Em sintonia com ideias inovadoras, Gustavo Fernando Pinheiro da Silva, acadêmico do Curso Superior de Ciência Computação do Câmpus Medianeira da UTFPR, participou de recente seleção junto ao Programa Sinapse da Inovação, sendo contemplado com recursos financeiros, pelo desenvolvimento do projeto Urban Garden.

O projeto surgiu a partir da necessidade de produzir, de forma mais rápida e menos onerosa, as próprias mudas de verduras ou temperos, respeitando as características de cada espécie. O estágio inicial aconteceu no laboratório de Hardware do câmpus, onde foram realizadas análises de mudas diversas para delimitar as propriedades individuais das plantas. Após essa etapa, juntamente com colaboradores, Gustavo desenvolveu uma estufa autônoma para operar o cálculo de água, a incidência de luz e nutrientes essenciais à germinação e ao desenvolvimento qualitativo da semente. 

O protótipo testado representa nova tecnologia na área do agronegócio, eliminando diversos processos manuais, reduzindo custos de iluminação, otimizando em 80% a utilização de água e acelerando os processos da produção de alimentos, desde a germinação da semente até o produto final.

Gustavo reconhece que o sucesso de seu projeto inovador é resultado do trabalho conjunto da equipe, composta por Luiz Felipe Simão, administrador; Gabriel Destri, desenvolvimento da parte eletrônica; e Jaime Marioto, responsável pelo marketing de contato e parcerias.

 A próxima etapa envolve capacitação e finalização do projeto para a abertura formal da empresa, tornando-se apta à participação de de rodadas de investimento.

Sobre o Programa Sinapse da Inovação

Idealizado pela Fundação Certi, o programa incentiva o empreendedorismo inovador que busca transformar ideias em negócios de sucesso, oferecendo recursos financeiros e capacitação. Opera em diversos estados do país e no Paraná, tem apoio do governo estadual, Celepar, Fundação Araucária, Sebrae e Fiep.