Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Competição Internacional
conteúdo

Notícias

Competição Internacional

Alunos do câmpus conquistam primeiro lugar em maratona de programação da NASA

publicado: 31/10/2019 10h36 última modificação: 31/10/2019 10h36

Na última semana, alunos do câmpus participaram da competição internacional de Hackathon -  NASA Space Apps Challenge 2019 Foz do Iguaçu, conquistando o primeiro lugar, arduamente disputado por 16 equipes, compostas por 145 participantes. 

Considerado um dos maiores Hackathon do mundo, o evento promovido pela Incubadora da NASA, objetiva criar soluções para temas diversos relacionados aos problemas da Terra e do espaço, em um período de apenas 48 horas. Durante a competição, a NASA abre acesso à sua base de dados, colhidos por meio de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas, sendo utilizados como problemáticas para resolução de problemas para a humanidade.

Nesta edição, a equipe campeã, formada pelos alunos Anderson Schmidt, Fabiano Gadenz, Leonardo Sacoman, Luiz Flávio Vieira e Ruben Ramirez (Câmpus Medianeira da UTFPR e IFPR), elegeram o eixo de estudos climáticos, desenvolvendo programa com base em dados e registros de incêndios para prever o grau de risco de um determinado local sofrer queimadas.

Além dessa tecnologia, os alunos vencedores criaram um site e aplicativo de celular, disponível para consultas, alertas e informações climáticas, pelos usuários.

Conforme Fabiano, apesar do trabalho intenso, a competição proporcionou conhecimento, interação entre pares e aprendizado com pessoas talentosas. A partir de agora, a equipe classificada para a próxima etapa da competição mundial da NASA, direciona seus esforços a fim de proceder aos ajustes necessários do programa desenvolvido.

Foto: Guia Medianeira