Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Agronomia
conteúdo

Notícias

Agronomia

UTFPR realizou a terceira edição do “Dia do Agricultor no Campus” recepcionando a comunidade rural de Alto Alegre (Jupiá – SC)
publicado: 08/07/2019 11h18 última modificação: 08/07/2019 11h18

Com o objetivo de estabelecer um espaço e um tempo de aproximação dos agricultores com a universidade, bem como, com outros agricultores, que já tiveram uma caminhada de inovação tecnológica na mesma área, ao longo desta sexta feira, 05 de julho, o Curso de Agronomia, da UTFPR – Campus Pato Branco, por meio da disciplina de extensão “Planejamento Integrado”, realizou-se a terceira edição de uma ação de extensão: “Dia do Agricultor no Câmpus”.

 

A primeira edição dessa ação aconteceu em 09 de julho de 2018, quando se organizou esse dia em especial para receber a comunidade rural de São Roque do município de Pranchita (PR). A segunda edição ocorreu em 07 de dezembro de 2018, oportunidade na qual foi recepcionada a comunidade rural de São Caetano, do município de São Lourenço do Oeste (SC). E agora, em sua terceira edição, realizada no último dia 05 de julho de 2019, foi recebida a comunidade rural de Alto Alegre, do município de Jupiá (SC).

 

Esse último evento contou com o apoio de professores dos cursos de Agronomia, Química e Engenharia Elétrica. E a ação contou com uma programação técnica focada nos seguintes temas que deram origem a diferentes estações de visitação: (1) boas práticas na produção de leite com o pesquiador André Finckler (IAPAR); (2) escolha da pastagem no planejamento forrageiro com o professor Regis Luis Missio (UTFPR); (3) a inovação em placas fotovoltaicas e nas empresas incubadas com o professor Jean Patric da Costa (UTFPR) e a empresa incubada Tree Automação, formada por Yascara Fernandes dos Santos e Augusto Miranda; (4) oficina de análises químicas do leite no laboratório de alimentos com a professora Simone Beux (UTFPR); (5) fatores que afetam a semeadura no laboratório de sementes com a professora Adriana Contreiras (UTFPR); (6) fatores que afetam a análise do solo no laboratório de solos com o professor Luis Cesar Cassol (UTFPR) e a técnica Vanessa Torres.

 

Para cumprir toda essa programação, ao longo da manhã a comitiva iniciou a visitação no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) para realizar as duas primeiras estações técnicas, na sequência, deslocaram-se até a UTFPR Campus Pato Branco) quando ainda pela manhã tiveram uma palestra a respeito de Energia e Inovação, essa que foi a terceira estação. A tarde, o grupo iniciou sua quarta estação com uma oficina prática sobre analise do leite no laboratório de Química dos Alimentos, depois atravessaram o campus para também visitar e ter uma aula no Laboratório de Sementes (quinta estação), depois, visitaram o Laboratório de Solos (sexta estação técnica). Por fim, os acadêmicos da disciplina de Planejamento Integrado do curso de Agronomia, sob a responsabilidade dos professores Miguel Angelo Perondi e Regis Missio, fizeram a devolutiva dos projetos de integração produtiva para as famílias.

 

Na avaliação do agricultor Jaisson Pontel a iniciativa foi positiva, agradeceu a oportunidade e comentou que ficou surpreso com o tamanho do campus e da diversidade de oportunidades de aperfeiçoamento técnico que o dia proporcionou. ‘’Gostei muito do trabalho realizado pelos alunos. Nos ensinaram muitas coisas e nos passaram conhecimento sobre as análises, e como deveria aplicar os adubos”, destacou.

 

Ao final do dia, de forma surpreendente, a agricultora Indianara Zilli, mais conhecida como Nala, declamou uma poesia que elaborou especialmente para agradecer o trabalho de extensão universitária realizado em sua comunidade.