Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Cultura

Notícias

Cultura

Coral Contraponto da UTFPR participou do tradicional Concerto de Natal da UCP, na "Cidade Imperial", Petrópolis (RJ)
publicado: 21/12/2017 14h41 última modificação: 21/12/2017 14h41

Pelo quinto ano consecutivo o Coral Contraponto da UTFPR – Câmpus Pato Branco participou, no dia 17 de dezembro, na "Cidade Imperial" de Petrópolis (RJ), do tradicional Concerto de Natal da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Integrando-se ao Coral e Orquestra da UCP, o Contraponto, sob a direção do Maestro Antônio Gastão, o Contraponto executou um repertório de alta complexidade técnica, incluindo trechos do Oratório de Natal HWV 56, o Messias, de Handel e tradicionais canções natalinas, incluindo Noite Feliz, Boas Festas e um arranjo para português da internacional e jazzística New York, New York, eternizada na voz de Frank Sinatra.

O Coral Contraponto exerce suas atividades desde 2012, quando o professor Rodrigo Xavier, petropolitano, então recém-integrado aos quadros da UTFPR-PB, teve a iniciativa de levar adiante uma ideia antiga de continuar trabalhando com música clássica. Ex-aluno e professor da UCP, o professor-regente foi músico bolsista da Orquestra da Universidade, atuando entre os anos de 2002 e 2008 com o grupo. O retorno a Petrópolis, sua cidade natal, não poderia ser diferente segundo Rodrigo: "A minha passagem pela UCP como bolsista de um grupo de música tão refinado e tão bem conduzido pelo meu querido maestro e agora colega Antônio Gastão foi talvez o grande divisor de águas da minha história, não apenas como universitário, mas também como ser humano. Talvez as pessoas não consigam enxergar a dimensão da transformação que a música opera na vida de alguém, todavia, eu posso afirmar com veemência que essa transformação é decisiva, diria mais, é necessária e fundamental. Todo mundo que se envolve de mente e coração em uma atividade artística devolve beleza para o mundo, e o mundo, principalmente neste no qual vivemos aqui e agora, está extremamente carente de beleza", externou o professor.

A experiência de integrar o coro é sinônimo de orgulho para o coralista Wander Bromberger, que participa do Contraponto há cinco anos. “Ter o privilégio de estar e cantar em Petrópolis, conhecer sua história, fazer novas amizades e viver novas culturas. Como não amar isso tudo? O lugar propicia. As pessoas são amáveis. A cada ano o encantamento aumenta mais e mais. O espetáculo é belo, o grupo de músicos da UCP tem muita qualidade, sem dúvidas faz parte da elite da música brasileira. Concomitantemente a alma contempla e regozija-se cada vez que ouve uma boa música. E a música? Ah a música, alegrando e unindo o que a distância cismou em separar”, externou emotivo o coralista.

O regente do Contraponto revelou que nesta oportunidade em Petrópolis, o Coral foi surpreendido com um convite para realizar uma apresentação de final de ano no Vaticano (IT), juntamente com o Coral e Orquestra da OCP. Além disso existe a possibilidade da realização de um Concerto de Páscoa conjuntamente com o Coral e Orquestra da UCP no ano que vem. Em 2014 eles realizaram na Igreja Matriz São Pedro, de Pato Branco, dois concertos para mais de quatro mil pessoas entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, e esperam repetir a dose em 2018. "Há uma vontade muito grande de reeditar o Concerto Espiritual de Páscoa. Estamos buscando parcerias e apoio de entidades que têm interesse de incentivar ações dessa natureza, de modo que possamos tornar o projeto uma realidade. Aguardemos a virada do ano para que as intenções e os esforços se traduzam em confirmação", declarou Rodrigo.

Confira imagens de alguns momentos da apresentação do Coral Contraponto no Concerto de Natal, juntamente com a UCP.

Acervo da UCP

 

Atualizado em 21/12/2017

Assessoria de Comunicação

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.