Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Competição
conteúdo

Notícias

Competição

Inscrições abertas, até 30/09, para o Quarto Campeonato de Lançamento Balístico
publicado: 04/09/2019 15h13 última modificação: 04/09/2019 15h13

O Departamento Acadêmico de Física do Câmpus Pato Branco (DAFIS), em parceria com a Secretaria Municipal de Pato Branco, promove o quarto Campeonato de Lançamento Balístico. O evento ocorrerá na programação da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - INVENTUM 2019, no dia 12 de novembro, com início às 9 horas, na Pista de Rodeios, do Parque de Exposições do Município.

A competição tem por objetivo a unificação dos conhecimentos teóricos com a aplicação prática, visando a integração da disciplina de física com as disciplinas técnicas, dos diversos cursos de engenharia das universidades promotoras, bem como da região.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, até dia 30 de setembro. Podem participar acadêmicos de qualquer faculdade da região e alunos do Ensino Médio, devidamente matriculados. Cada equipe poderá ter 3 (três) alunos e no máximo 5 (cinco) alunos, de uma mesma instituição, independente da turma ou curso. As equipes compostas exclusivamente por alunos do Ensino Médio, deverão ter um professor responsável para orientação da equipe. Cada aluno participante poderá integrar somente uma equipe. No evento equipes de acadêmicos, desenvolvem o projeto, constroem o equipamento e competem no lançamento de uma bola de tênis, no quesito maior alcance e melhor exatidão.

De acordo com o regulamento, o equipamento somente poderá utilizar energia potencial elástica ou gravitacional para o lançamento do projétil. O lançamento de exatidão avaliará a proximidade do projétil lançado em relação a um alvo posicionado a 20,0 m de distância, enquanto o lançamento de alcance avaliará o lançamento de maior alcance horizontal. Será também avaliado o projeto e apresentação das equipes.

Quanto à premiação serão entregues troféus às equipes: campeã, vice-campeã, melhor apresentação, melhor projeto, melhor exatidão; e o melhor alcance e destaque Ensino Médio. Também será entregue certificado de participação, com carga horária de 30h, tempo estimado para o desenvolvimento e construção do equipamento de lançamento.

Acesse o formulário de inscrições AQUI e para mais informações, consulte o regulamento.