Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Desenvolvimento Regional
conteúdo

Notícias

Desenvolvimento Regional

Diálogos sobre lutas, resistências e lições compartilhadas foram pauta do II Seminário Territórios em Resistência
publicado: 08/07/2019 11h39 última modificação: 08/07/2019 11h39

Nos dias 27 e 28 de junho ocorreu no anfiteatro da UTFPR Campus Pato Branco, o II Seminário Territórios em Resistência: pedagogias, diversidades e direitos humanos, organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Departamento de Ciências Humanas (DAHUM) e o Grupo de Pesquisa em Educação e Direitos Humanos (GEPEDH), do Campus Pato Branco.

O evento contou com a participação de professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de integrantes da sociedade civil e de movimentos sociais, de São Paulo, do sudoeste do Paraná, assim como das regiões Oeste, Vale do Itajaí e litoral catarinenses.

O Seminário foi organizado a partir de quatro mesas/eixos, nos quais ocorreram cerca de 30 relatos de experiências sobre: 1) comunidades em resistências, 2) encontro com a infância, 3) práticas educacionais de coloniais, 4) diversidades e direito à igualdade e à diferença.

Os membros da comissão organizadora, da UTFPR Campus Pato Branco, professores Aruanã Antonio dos Passos e Franciele Clara Peloso, consideram que ‘’a tônica da mensagem que permeou o II Seminário foi a conjugAÇÃO do verbo – esperançar, unindo pessoas que, mais uma vez, dialogaram sobre lutas, resistências e lições compartilhadas, visando esperançar que nossos olhos e corações ultrapassem as fronteiras da individualidade, esperançar pela nossa união em lutas comuns, esperançar por dias melhores para todos os segmentos sociais, espaços e rincões e para a nossa Latino-América, esperançar que as mãos-dos-que-estão-juntos-não-se-soltem! Esperançar, em uníssono!’’.

Os promotores agradeceram aos participantes das visitas a experiências pedagógicas de resistências, realizadas no dia 29 de julho, na Escola Estadual Paulo Freire, Escola Estadual 25 de Maio, e na Escola de Ensino Fundamental Cacique Kareh – Terra Indígena Toldo Imbu, no município de Abelardo Luz (SC).

Com o intuito de manter esses laços, a partir dos relatos colhidos neste evento será organizado um livro (formato impresso) e eBook (pdf). A próxima edição do III Seminário ficou definida para ocorrer na Universidade Regional de Blumenau (FURB), em 2021.

O evento foi promovido em parceria com a Universidade Comunitária da região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Universidade Nacional de Costa Rica (UNA).