Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Doação
conteúdo

Notícias

Doação

Recursos provenientes de evento realizado na área de Agronomia oportuniza aquisição de equipamento para pesquisas
publicado: 12/09/2019 14h06 última modificação: 12/09/2019 16h51

A manutenção de laboratórios e a disponibilização de equipamentos que possibilitem a realização de determinadas atividades acadêmicas e de pesquisa é um desafio constante.

Uma ação, fruto de parceria entre o Núcleo de Investigação e Ciência das Plantas Daninhas (NIPE), do Curso de Agronomia, da UTFPR, Câmpus Pato Branco, juntamente com os Cursos de Agronomia, da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), de Laranjeiras do Sul e da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB), gerou recursos financeiros e o saldo foi direcionado para a aquisição de um Medidor de Umidade Portátil modelo G.650i, no valor de R$ 3.787,70. O equipamento será utilizado intensamente para trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e estudantes do Curso de Agronomia da UTFPR, Câmpus Pato Branco e, principalmente, pelos integrantes do grupo NIPED e de outros grupos de pesquisa. O equipamento dará suporte a vários trabalhos efetuados na UTFPR, que apoiarão profissionais e produtores rurais.

A aquisição do equipamento foi efetuada pela AEAPB, com recursos provenientes do I Simpósio Regional de Manejo Integrado de Plantas Daninhas, realizado em março de 2018, na cidade de Pato Branco, no Centro Regional de Eventos. O evento que teve reconhecimento nacional, pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, recebeu aproximadamente 300 participantes, tendo onze palestras técnicas dentro de quatro temas e também com a apresentação de trabalhos científicos.

A doação do equipamento à UTFPR ocorreu em julho e encaminhado ao Laboratório de Plantas Daninhas, do Curso de Agronomia, para sua instalação.

Na avaliação do responsável pela organização do Simpósio e pelo laboratório que recebeu a doação, professor Michelângelo Muzell Trezzi, “esse tipo de evento atende a múltiplos objetivos, que vão desde a difusão de conhecimentos básicos e aplicados, à consolidação de parcerias, à participação de distintos setores do agronegócio, integrando-os com os futuros profissionais de Agronomia”, declarou. Além disso, para ele, “as parcerias estabelecidas nesse caso proporcionaram a aquisição de equipamento fundamental que será amplamente utilizado em múltiplos projetos na área de Plantas Daninhas e correlatas”, destacou. Outro aspecto relevante que o professor acrescenta é que “em tempos de dificuldades de obtenção de recursos, essas alternativas são muito bem-vindas, pois beneficiam vários setores da sociedade estendendo o conhecimento acadêmico gerado”, complementou.

O termo de doação foi formalizado junto à Divisão de Patrimônio do Câmpus, em 04 de setembro.