Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Empreendedorismo & Inovação
conteúdo

Notícias

Empreendedorismo & Inovação

Projetos pré-incubados no Hotel Tecnológico participaram do Programa Escalada
publicado: 09/12/2019 14h17 última modificação: 10/12/2019 11h45

Com vistas a promover a disseminação das melhores práticas de apoio ao empreendedorismo, o Hotel Tecnológico (HT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, ofertou durante o ano de 2019 o Programa Escalada. O objetivo do programa foi desenvolver os empreendedores para geração de negócios de forma a criar as condições necessárias para que novas ideias, novos projetos e as futuras empresas possam prosperar.

O Programa Escalada, composto por 14 módulos, teve início no dia 17 de abril e se encerrou em 27 de novembro de 2019 com apresentação de Pitch e avaliação. Ao longo da programação o programa ofereceu atividades nos eixos Empreendedor, Tecnologia, Capital, Mercado e Gestão, bem como proporcionou aos participantes conhecimentos sobre controle na formação do negócio, acesso a ferramentas modernas e práticas ágeis, inspirações e motivação empreendedora, acesso a especialistas de mercado, conexões e networking.

Com carga horária total de aproximadamente 42 horas, o Programa Escalada, foi coordenado pelas professoras Elizandra Machado, Geocris Rodrigues dos Santos e Liliane Canopf. Uma nova edição é aguardada para 2020, conforme análise da demanda.

Na análise do diretor de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), professor Neimar Follmann, “o Programa Escalada oferece aos participantes um importante mecanismo de desenvolvimento da ideia em negócios. Para o Hotel Tecnológico (HT), trata-se de uma maneira prática e organizada de repassar aos empreendedores elementos fundamentais para o desenvolvimento da pessoa, da ideia e do negócio”, declarou.

Para a gestora da Incubadora de Inovação Tecnológica (IUT) em Exercício, professora Liliane Canopf, “o Programa Escalada, com a proposta de ser muito prático, teve dois importantes resultados. Primeiro, ofereceu aos participantes novos conhecimentos sobre o desenvolvimento do negócio e segundo, possibilitou importante integração e troca de experiências com os instrutores do Programa e entre os próprios empreendedores, como ficou visível na noite de encerramento com os Pitch das empresas”, considerou.

Dentre os participantes, o acadêmico de Engenharia Elétrica, do Câmpus Pato Branco, Diogo José Kohut,  comentou sobre a sua participação: “Foi de suma importância para o aprendizado e evolução da empresa, pois recebemos capacitações nos eixos de tecnologia, gestão, mercado e empreendedor, onde participamos de atividades administrativas, marketing, validação de ideias, técnicas de captação de novos clientes e investidores utilizando a ferramenta Pith, por exemplo, e por fim nos auxiliou a traçar novas estratégias utilizando vários outros métodos”, declarou. Em nome da empresa pré-incubada CheeseTec, o acadêmico agradeceu a todos os envolvidos no programa Escalada, de maneira direta e indireta.

Na avaliação do acadêmico de Engenharia Mecânica e sócio da empresa Pato Bamboo, Pedro Franchi Ruiz, “o Programa foi enriquecedor, serviu como experiência tanto para empreender quanto para se aprimorar como profissional. O programa nos preparou para enfrentar situações de uma forma dinâmica e mais assertiva”, considerou.

O Câmpus Pato Branco vem há algum tempo desenvolvendo ações de apoio ao empreendedorismo a partir de diferentes abordagens, como disciplinas de empreendedorismo nos cursos de graduação, certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), Projeto Educação Empreendedora, Programa de Manutenção dos NITs, Centro de Empreendedorismo, dentre outras. Assim, o Programa Escalada é mais um elemento do ambiente de inovação do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (PROEM).