Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Extensão

Notícias

Extensão

Projeto “Desenvolvendo Jovens Talentos em Redes de Computadores” forma 18 jovens de Pato Branco e região
publicado: 13/12/2018 16h33 última modificação: 13/12/2018 18h07

Na manhã de sábado, 08 de dezembro, foram entregues os certificados de conclusão do Projeto de Extensão “Desenvolvendo Jovens Talentos em Redes de Computadores”. O projeto teve início em abril deste ano e as aulas foram concluídas em 27 de outubro, com uma turma composta por estudantes de Pato Branco e municípios vizinhos, com idades a partir de 16 anos. 

O objetivo do projeto de extensão foi dar oportunidade de formação técnica gratuita e de alta qualidade na área de redes de computadores aos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho. 

As aulas foram ministradas na UTFPR – Câmpus Pato Branco, no laboratório que são ministradas aulas da graduação e da pós-graduação na área de Redes de Computadores e os professores foram os mesmos que atuam nas especializações em Redes de Computadores, ofertadas pela Instituição. A metodologia focou em atividades voltadas à prática em equipamentos reais, ferramentas e simuladores de redes de computadores. O curso teve carga horária presencial de 152 horas, divididas em dois cursos de 76 horas presenciais cada. Foram 20 encontros, realizados aos sábados e todos os professores atuaram de forma voluntária. Foi utilizado o material didático provido pela Academia Cisco, material este usado e reconhecido mundialmente. 

No encontro de encerramento, os concluintes receberam certificados da academia e relataram a importância da oportunidade e esperança de colocação no mercado de trabalho, bem como o desejo em dar continuidade ao curso durante o ano que vem. Destaca-se também, que embora tenha sido um curso com marcante presença masculina, esta turma contou com a participação de duas mulheres. As jovens Alecyely Caroline Ferreira e Larissa Byanca da Silva, ambas de 17 anos, conseguiram concluir o curso com sucesso. As jovens que almejam seguir na área de tecnologia, principalmente na área técnica, destacaram que o curso viabilizou muitíssimo a área prática e reiteraram que obtiveram grande aproveitamento mesmo sendo as únicas mulheres do curso. “No começo ficamos bem tímidas pois éramos as únicas mulheres dentro do curso. Acreditamos que é muito importante incentivar as meninas a conhecerem esta área. Se houvessem mais mulheres estaríamos mais à vontade. Sabemos que presença feminina em um curso com maioria de homens é algo que já está mudando, e nós estamos aqui para fazer essa diferença”, externaram as alunas. 

Na oportunidade, o idealizador e coordenador do projeto, Professor Fábio Favarim fez suas considerações sobre a conclusão do projeto. “A condição privilegiada dos certificados da Academia Cisco e da qualidade de ensino provida pela UTFPR, garantem um diferencial na hora de obter um emprego”, destacou. “Fico feliz por encerrar o projeto com sucesso e certeza do dever cumprido. Cada um fazendo a sua parte, teremos uma sociedade mais justa e igualitária. E nesse sentido, agradeço a todos os parceiros que acreditaram e contribuíram com o projeto", declarou. 

Durante o encerramento das atividades, o atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco, Geri Natalino Dutra, falou sobre a relevância de um projeto como este: “Foi o primeiro curso específico para desenvolver talentos em Redes em Pato Branco. Anteriormente, havia acontecido somente nas áreas de Lógica e Criatividade. A maioria das empresas possuem uma infraestrutura no ramo de Redes que precisa ser gerenciada e otimizada, dando condições da Instituição realizar seus trabalhos. Os participantes do curso, agora são profissionais que possuem esta visão e conhecimentos, que podem ser levados para seu cotidiano e colocados em prática. A relevância dessa iniciativa, faz com que os que tiveram a oportunidade, sejam brilhantes profissionais lá na frente”, avaliou o Secretário. 

“Este é mais um exemplo de projeto de extensão universitária que está fazendo a diferença na comunidade, uma vez que estamos atendendo jovens que não necessariamente possuem algum vínculo com a UTFPR, mas que estão se despertando para a tecnologia e inovação, por meio desta formação em Redes de Computadores”, declarou o diretor-geral da UTFPR - Câmpus Pato Branco, professor Idemir Citadin.

O Projeto “Desenvolvendo Jovens Talentos em Redes de Computadores”, edição 2018, foi uma realização da UTFPR, em parceria com a Prefeitura, com patrocínio da Ampernet Telecom e apoio da Academia Cisco, NTI e Ivânia Ramos Consultoria. A idealização é do professor do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), do Câmpus Pato Branco, Fabio Favarim, com a participação dos professores Eden Ricardo Dosciatti (DAINF/ UTFPR - Câmpus Pato Branco), Fabiano Scriptore (UTFPR - Câmpus Curitiba) e Anderson Luiz Fernandes (Faculdade Mater Dei).