Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > GEAstro
conteúdo

Notícias

GEAstro

Competição de Foguetes Didáticos reuniu estudantes de Ensino Fundamental de Pato Branco e região
publicado: 04/12/2019 12h20 última modificação: 04/12/2019 12h20

Na quarta-feira dia 13 de novembro de 2019, no período da manhã e tarde, aconteceu na pista de rodeios do Parque de Exposições de Pato Branco, a 1ª Competição de Lançamento de Foguetes Didáticos, organizada pelo Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia – GEAstro com auxílio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Pato Branco. A competição teve com o objetivo envolver alunos e professores de nível fundamental da região na elaboração de uma base de lançamento e os respectivos foguetes de garrafa PET, despertando a inovação e o interesse das crianças pela Ciência.  

Os grupos competidores foram divididos em níveis, sendo eles: Nível 1 (1º, 2º e 3º ano), nível 2 (4º, 5º e 6º ano) e nível 3 (7º, 8º e 9º ano). A competição contou com a participação de mais de 55 crianças e seus docentes, divididos entre os níveis 2 e 3, totalizando 11 equipes. Na ocasião, foram realizados lançamentos pelos próprios alunos os quais visavam o maior alcance e a menor distância de um alvo posicionado a 50 metros do local do lançamento, sendo esse último o lançamento de precisão.

“Os pequeninos surpreenderam a todos com ótimos lançamentos!”, declarou a coordenadora geral do GEAstro, professora Tina Andreolla. O mais distante ultrapassando 80 metros e o mais preciso com um desvio de pouco mais de 2 metros do alvo.

“Foi surpreendente observar a organização, a consciência de equipe e dedicação dos integrantes das equipes. Esperamos e vamos nos dedicar para que a competição se torne uma atividade frequente no calendário das atividades do GEAstro”, complementou Tina.

Os três primeiros colocados de cada nível e modalidade receberam medalhas e um valor em dinheiro. Os primeiros lugares receberam, também, troféu. A equipe campeã geral da competição foi o colégio Futura de Coronel Vivida, levando para casa além do troféu, medalhas e uma quantia em dinheiro, um novíssimo telescópio como prêmio.