Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Gestão em Debate
conteúdo

Notícias

Gestão em Debate

Candidatos à direção-geral do Câmpus Pato Branco participarão de debate, hoje (04), às 20h
publicado: 04/05/2021 13h10 última modificação: 03/11/2022 17h39

Inaugurada em Pato Branco, há 28 anos, transformada em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pela Lei Nº 11.184, de 07 de outubro de 2005, o Câmpus Pato Branco vem, paulatinamente, atuante com o objetivo de cumprir sua missão institucional que é “desenvolver a educação tecnológica de excelência, construir e compartilhar o conhecimento voltado à solução dos reais desafios da sociedade” e alinhada com a visão sistêmica prossegue com o desafio de “ser uma universidade reconhecida internacionalmente pela importância de sua atuação em prol do desenvolvimento regional e nacional sustentável”.

Com essa premissa, a estrutura organizacional do Câmpus contempla a Direção-Geral, cargo principal, ocupado por servidor eleito a cada 4 anos.

Neste mês de maio, o Câmpus Pato Branco, juntamente com outros 12 câmpus do Sistema passará pelos processos de consulta informal à comunidade interna para o cargo de Direção-Geral. São duas etapas: a etapa prévia das eleições conduzida pela Comissão Eleitoral Paritária (CEP), composta pelas entidades representativas de professores (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná - SINDITEST-PR), técnico-administrativos (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - SINDUTF-PR) e dos estudantes (Diretório Central dos Estudantes – DCE); e a etapa posterior, que é a eleição oficial do Conselho Universitário (COUNI). 

No Câmpus Pato Branco, dois professores estão concorrendo ao cargo de Diretor-Geral da Instituição: Gilson Ditzel Santos e Nilvânia Aparecida de Mello.

Dada a relevância da democratização do processo na escolha da nova gestão para a comunidade interna da UTFPR, bem como para toda a comunidade em geral, a Comissão Eleitoral Paritária Local (CEPL), está promovendo um  Debate entre os candidatos à Direção-Geral da UTFPR - Câmpus Pato Branco, nesta terça-feira, 04 de maio, a partir das 20 horas.

O evento será transmitido, ao vivo, pela Rede Humaitá de Televisão (canal 44.1 digital), Facebook e YouTube da Emissora, bem como pelos canais oficiais da UTFPR, Câmpus Pato Branco: Facebook e YouTube.

O debate terá 1h30min de duração, divididas em cinco blocos distintos. A atuação do mediador externo, contratado pela Rede Humaitá de Televisão, deverá garantir o cumprimento das normas e assegurar que haja tempos iguais de fala.

No primeiro momento, devem ser apresentados, um breve histórico da UTFPR, as regras do debate e a apresentação pessoal dos candidatos. No segundo período, os candidatos responderão às perguntas enviadas previamente pelos integrantes dos 3 segmentos da comunidade universitária, sorteadas ao vivo pelo mediador.

Após um breve intervalo, deve ocorrer o terceiro bloco, em que os candidatos devem fazer perguntas entre si sobre educação superior, políticas educacionais e de gestão institucional. A quinta parte vai ser reservada para as considerações finais dos concorrentes.

A consulta informal à comunidade ocorrerá no dia 12 de maio, sendo que as informações dessa etapa são disponibilizadas diretamente na página da comissão que organiza a consulta informal, CEP.

A sessão do COUNI para escolha dos próximos gestores será realizada no dia 20 de maio e terá votação paritária entre todos os membros.

Para mais informações, acesse a página da Comissão Eleitoral de Escolha.