Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Letras
conteúdo

Notícias

Letras

Poema de professora da UTFPR se destaca na 26ª edição do Prêmio de poesia ''Antonella Sparpagli'', na Itália
publicado: 20/09/2019 14h07 última modificação: 20/09/2019 14h07

No dia 22 de agosto, a professora do departamento acadêmico de Letras (DALET), da UTFPR, Câmpus Pato Branco, Égide Guareschi, recebeu um dos prêmios do Concurso de poesia ''Antonella Sparpagli" (dedicado à memória da professora de literatura Antonella Sparpagli), realizado pela Università per Stranieri di Siena (UNISTRASI), na Itália, na qual participou de um curso de formação docente durante todo o mês de agosto, enquanto está afastada em Licença Capacitação.

O poema “La madre” escrito pela professora tem como tema a cidade de Siena (IT) e, além de ser agraciado com um prêmio em dinheiro, foi lido para o público presente na cerimônia de premiação e será publicado em um livro organizado todos os anos pela Universidade, em forma de uma coletânea com poemas de Antonella Sparpagli e dos contemplados em todas as edições do Prêmio.

Ao relatar a experiência, a professora Égide externou que “o prêmio foi recebido com muita emoção, tanto pelo desafio de escrever em outro idioma, quanto por ter sido selecionado dentre tantos outros participantes”.

A experiência junto à UNISTRASI, segundo Guareschi, “foi muito enriquecedora” e possibilitou a abertura de um diálogo para futuros acordos com a UTFPR.

Além da Università per Stranieri di Siena, durante o período de licença capacitação, a professora realizará estudos e pesquisas na Università degli Studi di Roma Tor Vergata e na Università degli Studi di Firenze.