Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Meio Ambiente

Notícias

Meio Ambiente

I Gincana da Sustentabilidade exercitou engajamento e consciência ambiental na comunidade acadêmica do Câmpus Pato Branco
publicado: 30/11/2018 11h47 última modificação: 30/11/2018 12h12

Entre os dias 22 e 26 de outubro, o Câmpus Pato Branco comemorou a Semana da Sustentabilidade com uma Gincana envolvendo todos os cursos de graduação e pós-graduação. As atividades alusivas à sustentabilidade foram organizadas pela Comissão de Resíduos do Câmpus Pato Branco e elaboradas com o objetivo de motivar e mobilizar os participantes, e toda comunidade acadêmica, à reflexão e à ação em torno da temática e conceito de desenvolvimento sustentável.

 

A iniciativa visou, também, proporcionar maior integração entre os acadêmicos e o meio ambiente e exigiu muita habilidade e criatividade dos participantes, que procuraram fazer com que cada equipe descobrisse as vantagens de realizar um trabalho de cooperação entre um grupo de pessoas.

 

No total, 13 equipes participaram da Gincana, envolvendo cerca de 250 acadêmicos e servidores, os quais permanentemente tiveram de ficar alertas, pois poderiam ser convocados a qualquer momento para alguma atividade surpresa.

 

A ideia central do evento foi unir os participantes em torno ações locais e globais do ponto de vista do consumo consciente (consumo equilibrado de água, energia e insumos) e também da responsabilidade e do compromisso que se tem com as gerações futuras quanto ao descuido com geração de resíduos que impactam negativamente nos ecossistemas ambientais (lixo eletrônico, metais pesados, plásticos, etc).

 

Dentre as atividades realizadas, destacaram-se o recolhimento de mais de 10.000 pilhas e 500 litros de óleo de cozinha, os quais foram adequadamente destinados a Programas de descarte seguro. No campo social, foram construídos doze abrigos PETs doados para a ONG “É o Bicho”, além de 233 doações de sangue. Atividades culturais com foco sustentável como obras de arte, mascote, grito de guerra, dança e paródias utilizando a muito material reciclado integraram a programação do evento. A Gincana e as atividades nela desenvolvidas encontram-se disponíveis na página do facebook I Gincana da sustentabilidade.

 

Uma das tarefas bem específicas foi à participação no projeto de reutilização dos banners antigos, que foram usados na confecção de sacolas ecológicas. As sacolas, após a prova de reutilização, passam por um processo de melhor acabamento e podem ser usadas em feiras e supermercados, abolindo assim, o uso das sacolinhas de supermercado, que tanto faz mal ao planeta. A confecção das sacolas contou com a orientação da servidora Cíntia Boeira Batista Lafay, do Câmpus Pato Branco e da professora Valquíria Aparecida dos Santos Ribeiro, do Câmpus Apucarana. Depois de prontas, as sacolas foram repassadas aos participantes da Gincana como forma de criar novos hábitos de consumo, sob uma perspectiva mais consciente.

 

Para o presidente da Comissão de Resíduos, professor Marcio Barreto Rodrigues, “o evento cumpriu o objetivo, que foi o de oportunizar no âmbito universitário um momento de reflexão e crítica sobre geração de resíduos, consumo consciente e responsabilidade socioambiental”.

 

Como premiação as duas equipes que obtiveram maior pontuação e integrantes destaque de outras equipes, um total de 32 acadêmicos, entre os dias 22 e 25 de novembro, realizaram uma viagem ao Rio de Janeiro para visitação ao Museu do Amanhã. “Tanto a viagem quanto toda a gincana que efetivamente começou no momento das inscrições em 17 de setembro, pois as equipes já começaram naquele momento a preparar as atividades e coletar os materiais selecionados, trouxeram para estes 250 alunos que participaram, e também para toda a comunidade universitária, dias de muita alegria, integração entre os cursos, e ainda a conscientização de que temos responsabilidade com o meio ambiente e precisamos agir no sentido de mudar nossos velhos hábitos”, declarou a professora Elizângela Marcelo Siliprandi, integrante da Comissão de Resíduos e da organização do evento. Em sua avaliação, “a viagem de premiação foi, realmente, um grande prêmio, afinal, o Rio de Janeiro é realmente maravilhoso. Fizemos a visita guiada no Museu do Amanhã, que consolidou o objetivo da Gincana, deixando claro para cada um, que todos têm sua real importância neste universo”, comentou a Professora, que também acompanhou os vencedores na viagem.