Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > PPGAG - 12 anos
conteúdo

Notícias

PPGAG - 12 anos

Primeiro Doutorado da UTFPR no interior do Estado, PPGAG atinge a marca de 200 dissertações e 60 teses defendidas
publicado: 06/12/2019 16h57 última modificação: 06/12/2019 17h20
PB-ASCOM554435

A história da UTFPR é repleta de mudanças ao longo de sua trajetória de 110 anos. A última grande mudança – e que dita as regras para aquilo que queremos e podemos ser neste momento – foi a transformação de Centro Federal para Universidade Tecnológica Federal, ocorrida em outubro de 2005.

A partir disso as aspirações passaram a ser outras, diretamente proporcionais ao grau de cobrança pelas atividades aqui desenvolvidas. Fruto da Universidade veio o anseio – e a necessidade – de ampliação da oferta de cursos de pós-graduação. Rapidamente o Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias, que contava com o Curso de graduação em Agronomia, com histórico de sucesso e atuação integrada com a comunidade local e regional, adaptou-se a essa mudança e propôs a criação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), que teve início em março de 2007, em nível de Mestrado.

Numa atitude arrojada para à época, sem reforço do quadro de pessoal, em 2012 este PPGAG também passa a ofertar o ensino em nível de doutorado, constituindo-se no primeiro programa de pós-graduação a ofertar um curso de doutorado nos campi do interior do estado. Esse exemplo de coragem e ousadia alimentou o desejo de outros programas que, na esteira do PPGAG, também verticalizaram por completo seus níveis de ensino.

Tendo iniciado as suas atividades com apenas oito docentes permanentes e dois colaboradores, atualmente o PPGAG ampliou a sua atuação contando com 21 docentes permanentes e três docentes colaboradores, os quais, além de ofertarem disciplinas todos os anos, desenvolvem atividades de pesquisa nas duas áreas de concentração que compõem o programa, quais sejam: Produção Vegetal e Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Aliás, a oferta desta segunda área de concentração ocorreu em 2018, à luz do amadurecimento e ampliação do Programa, cuja meta principal é chegar ao conceito 5 na próxima avaliação quadrienal da Capes.

Visando alcançar esse objetivo, em 2019 o PPGAG está firmando um termo de cooperação com a Universidad Nacional de Missiones (UNAM), com sede em Eldorado, província de Missiones - AR. O objeto deste Acordo é estabelecer cooperação entre as partes, visando propor a oferta de um Programa de Mestrado Interinstitucional (MINTER), por parte do PPGAG para os docentes da UNAM, com a finalidade de formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de pesquisa, extensão e magistério superior, nos diferentes ramos da Agronomia, preparados para o estudo e solução de demandas da agricultura regional, nacional e internacional. E assim o PPGAG vai buscando a internacionalização, que de certa forma já acontece entre os discentes, uma vez que vários do PPGAG já participaram de programas de doutorado sanduíche, no exterior, e estudantes estrangeiros, através de parceria de cooperação, vem realizando seus estudos de mestrado e doutorado no PPGAG.

Em relação aos trabalhos de pesquisa, é sabido que a experimentação na Agronomia se faz em ambiente fechado e controlado, mas, principalmente, à campo, aproveitando-se dos benefícios da fotossíntese em ser fonte inicial geradora de matéria orgânica, tão importante para o desenvolvimento das plantas. Por conta desse ingrediente o repasse à UTFPR, pela Prefeitura Municipal de Pato Branco, de uma área de 314.352 m², localizada a aproximadamente 2 km do Câmpus, concomitantemente com o início das atividades do PPGAG, em 2007, foi fundamental para o começo da estruturação do programa e para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão. Neste espaço, que se constitui na área experimental do Departamento de Ciências Agrárias, são realizadas atividades envolvendo áreas como solos, horticultura, mecanização, plantas daninhas, melhoramento genético, fisiologia, zootecnia, entre outras.

 Ao longo de sua história, fruto do trabalho dos docentes e discentes do programa, o PPGAG conseguiu significativos aportes de recursos, tanto em projetos coletivos (aproximadamente R$ 6.100.000,00) quanto individuais (cerca de R$ 2.210.000,00) junto à Fundação Araucária/SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), FINEP, CNPq e UTFPR, que auxiliaram na estruturação do Programa, na execução dos projetos de pesquisa e na organização de eventos.

Além do aporte financeiro, o PPGAG tem aprovado, anualmente, diversas cotas de bolsas de mestrado e doutorado junto à CAPES, CNPq e Fundação Araucária, as quais são fundamentais para a produtividade acadêmica dos estudantes e a continuidade das pesquisas. Esse aporte financeiro aos estudantes é muito importante, uma vez que a pós-graduação é responsável pela maior parte do conhecimento científico e tecnológico produzido no Brasil e, sem essa ajuda de custo, certamente as dificuldades em se produzir ciência e tecnologia serão muito maiores. Atualmente o PPGAG conta com 27 bolsas de mestrado e 22 bolsas de doutorado.

Dentre as principais ações do PPGAG para o desenvolvimento científico e tecnológico, destacam-se: formação de Mestres e Doutores em Agronomia, os quais vem atuando em Universidades, Institutos Federais, empresas de pesquisa, entre outras; parceria, para desenvolvimento das pesquisas, com produtores, cooperativas e outros setores do meio rural; publicação de artigos científicos em revistas especializadas, de abrangência nacional e internacional; publicação de livros e capítulos de livros; realização de eventos técnico-científicos; e contribuição, com conhecimento técnico-científico, em palestras, cursos, seminários e simpósios de abrangência nacional e internacional.

Com pouco mais de uma década de existência, 12 anos para ser mais preciso, o PPGAG se aproxima de sua defesa de dissertação de mestrado de número 200 e da 60ª tese de doutorado. São números expressivos que refletem a grande disposição em produzir conhecimento, estratégia importante para o desenvolvimento das nações, pois conhecimento é expressão de poder. Inserido na região Sudoeste do Paraná, que representa cerca de 5,5% da população do estado, o PPGAG tem se caracterizado como um agente ativo na promoção do desenvolvimento regional e seus números e desempenho nas avaliações merecem ser comemorados e repassados para toda a sociedade.

Assessoria de Comunicação (ASCOM-PB), com informações dos Docentes do PPGAG,  Dr. Luís César Cassol e Dr. Alcir José Modolo.