Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > PPGDR
conteúdo

Notícias

PPGDR

Palestrante Internacional estará em Pato Branco para abordar a questão do Desenvolvimento Local e Regional
publicado: 14/08/2019 15h14 última modificação: 14/08/2019 15h14
Foto: Website oficial do Município de Pato Branco

Foto: Website oficial do Município de Pato Branco

O desenvolvimento local e regional pode ser impulsionado pela dinâmica de articulação dos atores locais, em um projeto de construção de sinergias coletivas, a partir do conjunto de ativos territoriais. Nesse sentido, o professor Marcos Junior Marini, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR Câmpus Pato Branco, e também membro do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, afirma que “o desenvolvimento de um território, o qual pode ser um local (bairro, município, região), ocorre em um processo de construção social em rede, onde a coesão dos diversos ativos locais e a governança territorial são imprescindíveis, como pode ser visto em diversas regiões do mundo”. Assim, “o planejamento do desenvolvimento local é um processo complexo, sistêmico e multidimensional”, comenta o doutor Marini. 

Considerando a importância desta temática, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, estão promovendo uma palestra a ser realizada no próximo dia 29 de agosto, às 19h30min, no Teatro do SESI, localizado na rua Xingú, 833, Bairro Amadori, em Pato Branco (PR). O tema da Palestra será “Coesão e Governança Territorial: desafios e perspectivas para o Desenvolvimento Regional”, a ser ministrada pelo professor doutor Joaquín Farinós Dasí, da Universidade de Valência, uma das universidades mais importantes e antigas da Espanha.

O palestrante é professor catedrático da Universidade de Valência, onde atua no Instituto Interuniversitário de Desenvolvimento Local (IIDL), orientando e pesquisando nas temáticas do desenvolvimento regional, a partir da geografia econômica regional e política. O professor Farinós participa de projetos de investigação científica e tecnológica financiados pela Comissão Europeia, como o Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER). Ainda, é o coordenador do grupo de investigação científica denominado “Gobierno y Desarrollo Local Sostenible”, o qual discute o planejamento do desenvolvimento local na perspectiva das politicas públicas para a promoção da sustentabilidade. 

Segundo a coordenadora do PPGDR, professora Maria de Lourdes Bernartt, trata-se de um pesquisador reconhecido internacionalmente, na área em que desenvolve seus estudos, e, dada a sua importância nesse contexto,  também integra a Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG), dedicada a estudos comparados de práticas de desenvolvimento territorial e governança, da qual participam pesquisadores de países, como Brasil, Espanha, Argentina, Portugal e Polônia. 

Neste contexto, “a presença do professor Farinós em nosso câmpus e em Pato Branco,  reveste-se de capital importância para reflexões sobre a  temática do desenvolvimento territorial e a governança, uma vez que se trata de  literatura e práticas ainda recentes em âmbito brasileiro e mundial, e, ademais, consiste, pois, em uma forma de compartilhar experiências com as comunidades acadêmica,  local e regional, além  de  possibilitar a cooperação acadêmica com pesquisadores  da renomada Universidade de Valência”, complementa a doutora Maria de Lourdes.

O evento é gratuito, aberto à participação de toda a comunidade local e regional, sem a necessidade de inscrição prévia. A palestra tem como público-alvo, pesquisadores, professores, mestrandos e doutorandos que estudam o desenvolvimento local e regional e suas áreas afins, bem como todos os profissionais envolvidos com atividades de planejamento de políticas públicas e gestão pública no âmbito municipal e/ou regional.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 46 3220-2608 ou no e-mail ppgdr-pb@utfpr.edu.br