Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Stricto Sensu
conteúdo

Notícias

Stricto Sensu

Inscrições para o processo de seleção do Programa de Mestrado em Tecnologia de Processos e Bioquímicos (PPGTP), ocorrerão de 01.10 a 06.11
publicado: 23/09/2020 17h44 última modificação: 03/11/2022 17h39

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos e Bioquímicos (PPGTP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, torna público o Edital de abertura das inscrições para o processo de seleção para Mestrado, 1º semestre de 2021, que serão realizadas de 01 de outubro de 2020 a 06 de novembro de 2020.

Serão ofertadas 22 (vinte e duas) vagas distribuídas conforme as linhas de pesquisa: 08 (oito) vagas para Tecnologia do Processamento de Alimentos, 07 (sete) vagas para Processos Biotecnológicos e 07 (sete) vagas para Desenvolvimento e Processamento de Materiais.

A linha Desenvolvimento e Processamento de Materiais prioriza estudos sobre a obtenção, caracterização, aplicações e estudos das relações estrutura/propriedades em materiais poliméricos, cimentícios, compósitos, cerâmicas eletrônicas, nanomateriais, catalisadores e compostos de intercalação e inclusão. Como exemplo da linha pode-se destacar o projeto coordenado pelo Prof. Dr. Marcos P. Belançon: Produção de protótipos de painéis solares com propriedades aprimoradas, recuperação e reciclagem de painéis solares.

A linha Processos Biotecnológicos prioriza estudos em microbiologia aplicada e processos biotecnológicos; bioprodução e caracterização de moléculas de interesse; estudos de identificação e avaliação da atividade biológica de compostos presentes em produtos naturais; aproveitamento de subprodutos agroindustriais e bioprocessos ambientais. Dentre os projetos desenvolvidos pelos docentes e discentes associados a esta linha destacam-se os vinculados ao meio ambiente, em especial na remoção de fármacos remanescentes de água superficial por polímeros naturais de plantas sob coordenação da Profa. Dra. Raquel Dala Costa da Rocha.

A linha Tecnologia do Processamento de Alimentos prioriza estudos sobre a composição química de matérias primas e alimentos. Identificação e quantificação de agroquímicos, pesticidas e antibióticos em alimentos; desenvolvimento de novos produtos; caraterização sensorial e estudos com consumidores; identificação e avaliação de compostos bioativos em alimentos e suas aplicações. Dentre os projetos desenvolvidos pelos docentes e discentes vinculados a esta linha destaca-se o projeto intitulado Fontes vegetais naturais de antioxidantes para aplicação em alimentos sob coordenação do Prof. Dr. Edimir Andrade Pereira.

Sobre o Programa:

O Mestrado Acadêmico em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos tem por missão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação de profissionais qualificados e com visão crítica da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento econômico e social.

Vinculado à Área de Avaliação da CAPES Engenharias II e Área de Concentração Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, compreende atividades de pesquisa voltadas ao estudo e desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos e pesquisas com potencial aplicação tecnológica.

Destina-se à capacitação de docentes e formação de pesquisadores aptos a atuarem nos campos da Tecnologia Química de Materiais, Biotecnológica e de Alimentos, direcionado principalmente, para profissionais de Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Agronomia, Tecnologias, Farmácia e áreas afins.

O PPGTP vem, desde 2011, formando profissionais capacitados na sua área de atuação, sendo até o momento desenvolvidos 111 trabalhos de pesquisa (dissertações) de grande impacto regional. Hoje o Programa conta com 49 alunos regulares e 18 docentes doutores.

Destaca-se também parcerias internacionais com países como Portugal, França, Eslovênia Noruega, Espanha, Itália, Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Rússia.

Saiba mais na página do Programa.