Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Foguetes Acadêmicos
conteúdo

Notícias

Foguetes Acadêmicos

Equipe é contemplada com fomento da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais
publicado: 22/12/2020 11h45 última modificação: 28/12/2020 13h14

A Orion Aerospace Design está entre as equipes selecionadas para o programa de apoio aos grupos de foguetes acadêmicos, realizado pela FUNCATE (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais), por meio de um termo de fomento junto à AEB (Agência Espacial Brasileira). De acordo com o edital, para as propostas aprovadas, será disponibilizado o valor total estimado de R$ 295 mil, dividido em duas categorias e suas subdivisões, totalizando duas de foguetes acadêmicos e duas de bancadas para testes em motores.

Denominado E2T (Programa Espaço, Educação e Tecnologia), a iniciativa apoia projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país, construindo foguetes acadêmicos. A Orion se enquadra na categoria de desenvolvimento e construção de um foguete universitário, com apogeu igual ou maior que três quilômetros, utilizando a tecnologia de propulsão sólida.

Todas as propostas selecionadas foram analisadas por um Comitê Julgador, composto por oito especialistas, dentre eles professores, agentes públicos e profissionais atuantes na área espacial. Para conferir o resultado na íntegra e mais informações sobre o edital de fomento e a avaliação, acesse este link.

 

E MAIS! BÔNUS DE RESULTADO EM COMPETIÇÃO

Antes de finalizar o ano, a equipe participou da competição CubeDesign, no formato Virtual para este ano. Este evento visa o desenvolvimento de CubeSats, que posteriormente serão julgados por uma banca avaliadora conforme requisitos pré-estabelecidos e desafios lançados. Na competição, o CubeSat SmashBoy participou, levando o nome da Orion para o cenário internacional!
Na classificação geral da categoria de CubeSat (categoria referente a alunos de graduação e pós-graduação), a equipe alcançou o 4º lugar, colocando o nome da Orion e da UTFPR no topo. Conquistaram também 5 badges de destaque, sendo eles referentes ao: engajamento geral da equipe, altruísmo no desenvolvimento de sistemas próprios e cooperação com outras equipes, maior nota no desafio OBC, conclusão de todos os desafios propostos e excelência em ao menos um desafio.


Texto: adaptado de @orion.aerospace e FUNCATE