Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Projeto AIR
conteúdo

Notícias

Projeto AIR

Deputado Federal destina recursos para produção de ventiladores mecânicos
publicado: 13/05/2020 20h59 última modificação: 13/05/2020 21h15

Estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (13), o Reitor da UTFPR, os diretores do Câmpus Ponta Grossa e os coordenadores do Projeto AIR (Aparelho de Interface Respiratória), juntamente com o Deputado Federal Aliel Machado, para formalização do repasse de recursos federais para o Câmpus.

O repasse é oriundo de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500mil, anunciada em meados de abril e cuja finalidade é o aprimoramento do Projeto AIR e a produção do Aparelho de Interface Respiratória, um ventilador mecânico com baixo custo-médio de produção. 

Fruto de uma parceria entre a UTFPR Câmpus Ponta Grossa e a DAF Paccar o projeto AIR apresentou o primeiro protótipo funcional, o AIR ONE, no dia 28 de abril, apenas 26 dias após o início dos trabalhos. Decorridos mais 15 dias, desde então, a equipe do COLLAB (Laboratório Colaborativo/UTFPR-PG) já aprimorou o projeto com um modelo 35% menor, com peças acopláveis e de menor custo.  

Com a verba destinada pelo Deputado Aliel Machado a estimativa é que seja possível produzir algumas dezenas de unidades do aparelho que tem se mostrado essencial na preservação de vidas neste momento de pandemia causada pelo COVID-19. 

O Deputado destacou a importância das universidades e deste projeto que vem sendo desenvolvido no Câmpus sem o intuito de ganho financeiro: “Esses respiradores hoje, estão em falta no mundo inteiro. Infelizmente, nós estamos tendo uma disputa comercial e vidas estão sendo perdidas [...] Isto aqui (Projeto AIR) mostra a importância de nós valorizarmos a pesquisa, a educação, as instituições públicas do nosso país, que tantos ataques sofreram e ainda continuam sofrendo de maneira equivocada”. 

O coordenador do Projeto, professor Joaquim de Mira Jr. do Departamento Acadêmico de Eletrônica, ressalta a motivação dos envolvidos no Projeto: “Pra nós é uma realização, um trabalho que vendo sendo desenvolvido por toda uma equipe de alunos e professores, todos com o intuito de ajudar a salvar vidas [...] nossa expectativa é que em breve esteja em um hospital ou unidade de saúde, salvando vidas”.

O Reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio e reafirmar o compromisso da UTFPR com a sociedade: “Nossa preocupação neste momento é só uma, salvar vidas [...] Nós temos uma instituição fantástica com grandes pesquisadores e nós vamos produzir conhecimento, vamos fazer coisas que vão fazer a diferença pra esse país.”