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Protagonismo Estudantil

Confira os Projetos em execução no Câmpus
publicado: 17/08/2018 15h36 última modificação: 27/08/2018 09h29
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Confira abaixo a descrição dos Projeto de Protagonismo Estudantil em desenvolvimento no câmpus Ponta Grossa e saiba como participar:

Projeto 01

Título: CRIATIVA-MENTE

Protagonista: Sabrina Barbosa Rosini

Voluntário: Elimar Wurmli Junior

Orientadora: Psic. Cintia de Azevedo Gonçalves

Inovação – palavra que está em alta e que passou a ser fator primordial para o desenvolvimento e sucesso de empresas. Hoje, aquele acadêmico que é inovador passa disparado na frente de quem não é. E olha que o mercado de trabalho não está para brincadeira. Sabe-se que alguém inovador irá contribuir para o desenvolvimento econômico e social, especialmente numa época em que encontrar soluções conscientes é ferramenta básica para mudar o mundo para melhor.  

Você gostaria de ser essa pessoa inovadora? Sim, mas não sabe como? Talvez devesse saber que a base da inovação é a CRIATIVIDADE. Mas você não é criativo? Seu amigo é que é criativo? Você gostaria de ser, mas acha que não nasceu criativo, então não tem solução? Na verdade, tem solução sim! 

Qualquer pessoa pode ter criatividade, basta desenvolvê-la. Mas como? Seria muito bom se tivesse um projeto na UTFPR que ajudasse os alunos, não é mesmo? Um projeto que desenvolvesse esta competência fundamental na vida de qualquer indivíduo, e que contribuísse para uma melhor qualidade de vida, já pensou? 

Pois é! O CRIATIVA-MENTE quer preparar os estudantes, de forma lúdica, para se tornarem criativos e entenderem o processo da criatividade, percebendo que qualquer pessoa pode vir a ser criativa. Além disso, será postado dicas na página pelo Facebook. Participe do projeto e tenha um problema a menos, afinal, engenheiro é para isso, para resolver problemas!

Acesso à página do projeto: https://www.facebook.com/Criativa-mente-254526138686104/

 

Projeto 02

Título: CULINÁRIA UNIVERSITÁRIA SAUDÁVEL

Protagonista: Kathlyn Schafranski

Orientador: Prof. Matheus Pereira Postigo

A inserção em uma universidade é um ciclo assinalado por profundas mudanças na vida de um estudante. Para alguns, significa deixar o seio familiar para morar sozinhos, o que pode influenciar de maneira drástica o comportamento alimentar, levando a uma rotina diferente da costumeira, buscando assim alternativas rápidas e fáceis para alimentar-se, as quais nem sempre são saudáveis. Além disso, o universitário nem sempre sabe cozinhar, apresentando muitas dificuldades na cozinha. Uma ingestão alimentar adequada, associada ao consumo de frutas e hortaliças, ricas em minerais, vitaminas e fibras alimentares podem atuar na prevenção de doenças.

Diante disto, o objetivo do projeto Culinária Universitária Saudável é ministrar oficinas práticas com receitas culinárias saudáveis, principalmente a estudantes universitários que moram sozinhos ou longe de suas famílias, através do aprendizado de receitas saudáveis, rápidas, fáceis e com preço acessível. Disporemos também as receitas em meio eletrônico, assim, muitos outros alunos serão beneficiados com o projeto. 

As oficinas serão realizadas no laboratório de Panificação da UTFPR Campus Ponta Grossa. Alunos interessados poderão confirmar sua presença por meio eletrônico: samuelv@alunos.utfpr.edu.br ou via WhatsApp: (42) 99914-1303. Em cada oficina será ensinada uma receita culinária, onde o aluno poderá aprender de maneira prática ao reproduzir a mesma. As oficinas terão no máximo 50 minutos de duração, todas as terças letivas, das 13:00 às 13:50. 

Mais informações na nossa página no facebook: @culinariauniversitariasaudavel.

 

Projeto 03

Título: DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO DE BAIXO CUSTO PARA DETERMINAÇÕES TURBIDIMÉTRICAS

Protagonista: Cláudia Grebogi Bilyk

Orientador: Prof. Dr. Marcos André Bechlin

A turbidez é uma propriedade indicativa da qualidade da água a ser utilizada para consumo humano. Esta é mensurada por meio da reflexão da radiação causada por materiais sólidos em suspensão presentes na amostra. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo para determinações de turbidez, utilizando uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre.

A motivação para este projeto decorre da necessidade de alternativas, dentro do campus Ponta Grossa, para a realização de análises turbidimétricas.  Além disto, este equipamento permitirá um maior contato e compreensão sobre os componentes e o modo de funcionamento aos discentes. Dessa forma, o turbidímetro, que pode ser desmontado e remontado pelos alunos, facilita a maneira de se fazer e entender a ciência, melhorando o aprendizado e, incentivando a curiosidade dos alunos pela pesquisa incrementando a produção científica e tecnológica dentro das Universidades. 

O principal resultado esperado é a obtenção de um turbidímetro que possibilite de maneira confiável, determinar o valor de turbidez em amostras reais, bem como proporcionar aos discentes um diferencial para o mercado de trabalho e aos docentes uma alternativa para o ensino de técnicas espectroscópicas. 

 

Projeto 04

Título: ENTRE ATOS

Protagonista: Rafael Alves Lino

Orientador: Prof. Mário José Van Thienen da Silva

Com o ingresso no ensino superior, o estudante automaticamente cria várias expectativas e também muitas responsabilidades. Muitos saem da casa dos pais pela primeira vez para cumprir com tal objetivo; com isso, muitos ainda têm dificuldade em lidar com “o novo”, o que pode acarretar em diversos fatores negativos, como: stress, baixo rendimento nos estudos, ansiedade e, em alguns casos mais específicos, também depressão.

O Entre Atos, tem como objetivo levar os estudantes ao palco e trabalhar: timidez, autoconfiança, melhor tolerância, saber lidar com coisas que saem do planejado, entre outros. Além de também poder fazer uma “integração” entre estudantes de diversos cursos e expandir vivências. O Teatro muitas vezes pode ser usado como terapia, sendo indicado inclusive por psicólogos de maneira geral.

Para maiores informações acesse nossa página do Facebook: https://web.facebook.com/entreatosutfpr/

 

Projeto 05

Título: MOBILIDADE E INTERCULTURALIDADE NAS ENGENHARIAS: DESENVOLVENDO O ENGENHEIRO 3I

Protagonista: Felipe de Souza Silva

Voluntária: Maira Eloisa Batista

Voluntário: Maurício Furquim De Camargo Junior

Orientadora: Profª. Drª. Regina Negri Pagani

Entre as mais variadas mudanças em consequência da globalização nas instituições de ensino, está a inserção da mobilidade internacional acadêmica que, dentre suas mais variadas formas, pode ser entendida como o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudar em uma Instituição de Ensino Superior internacional.

As saídas para o exterior são cada vez mais comuns entre estudantes, professores e pesquisadores de instituições universitárias e de pesquisa, com durações e objetivos variados, permitindo-os a elevar sua formação profissional e vivenciar experiências que elevam o seu valor no mercado de trabalho. A mobilidade proporciona ao estudante oportunidade de estar em contato com outras culturas, desenvolvendo sua habilidade intercultural. E neste ambiente pluricultural, torna-se necessário ter noções sobre a cultura do outro, visando não apenas adaptar-se, mas buscar uma competitividade profissional maior no mundo do trabalho.

O projeto ‘MOBILIDADE E INTERCULTURALIDADE NAS ENGENHARIAS: DESENVOLVENDO O ENGENHEIRO 3I’ possui 2 objetivos principais, a criação de um manual de apoio aos estudantes interessados em mobilidade internacional e a prospecção dos programas de internacionalização e de temas pertinentes ao projeto. Com o manual, será possível preparar ainda mais acadêmicos para os desafios que irão encontrar, tanto em termos de mobilidade acadêmica quanto em termos de estágios em empresas onde o ambiente multicultural se faz presente; assim, espera-se que ele seja uma importante ferramenta de suporte e auxílio para os aprovados nos programas de mobilidade.

Com a prospecção, é esperado um aumento no número de inscritos para os editais de mobilidade internacional. Levando-se o conhecimento desses programas desde cedo aos alunos, será dado a eles tempo para se prepararem para todas as etapas desse processo, desde as inscrições até a aprovação.

 

Projeto 06

Título: ODS + UTFPR

Protagonista: Pedro Gabriel Schmidt,

Voluntária: Jairine Gaioski

Voluntária: Rebecca Lody

Orientador: Prof. Fabio Neves Puglieri

Na prática, o que é sustentabilidade?  O que torna algo sustentável? O que tenho a ver com isso? O projeto de protagonismo estudantil ODS+UTFPR, através das respostas a essas questões, irá divulgar à comunidade acadêmica da UTFPR câmpus Ponta Grossa os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.  

O projeto irá mostrar como uma boa prática da engenharia pode transformar o mundo em que vivemos. Assim, através de palestras dinâmicas e de discussões em grupo, iremos debater como, de fato, as inovações sustentáveis são aplicadas e por que algumas tecnologias demoram muito para virar realidade. 

Conheça alguns dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável):

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

E aí, quer se tornar protagonista na inovação tecnológica sustentável?... E que tal umas horas complementares?...

Participe conosco! Inscreva-se em: www.facebook.com/ODS-UTFPR-428304597670253/

E atribua esse diferencial a sua formação!

 

Projeto 07

Título: REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DESPERDIÇADA DE EQUIPAMENTO

E CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA

Protagonista: Sandy Kuki Roberto

Voluntário: Jéssika D’Arc Fernandes Zimermann

Orientadora: Alessandra Cristine Novak Sydney

A água é um elemento fundamental para sobrevivência dos seres vivos e para o equilíbrio do ecossistema e um recurso imprescindível para o desenvolvimento de diversos setores da sociedade. O crescimento populacional, a degradação das nascentes e dos rios e o aumento na demanda desse recurso contribuem para redução de água potável (MARISCO, 2007).

Uma das alternativas para enfrentar essa escassez é promover a reutilização da água. O reaproveitamento vem sendo utilizado há anos e a sua viabilidade reside no fato de que os investimentos necessários para sua utilização tendem ser cada vez menores. Sendo assim, o objetivo desse projeto é viabilizar a reutilização da água descartada no processo de produção de água destilada dos laboratórios da UTFPR, bem como conscientizar a comunidade acadêmica sobre o desperdício de água.

A água desperdiçada do equipamento será analisada microbiologicamente, e será classificada como potável ou de reuso. Após essa etapa, será feito um cálculo para verificar quantos litros de água são desperdiçados durante o funcionamento do destilador.

A água que sairá do destilador seguirá por uma tubulação até um reservatório localizado na parte externa do laboratório e poderá ser devidamente reutilizada. Por meio da gestão da água do destilador espera-se que, além da rentabilidade econômica, haja um ganho ambiental com a economia de água, tornando essa uma prática sustentável para a comunidade da UTFPR.

 

Projeto 08

Título: REFORÇO DE MATEMÁTICA BÁSICA ATRAVÉS DE VIDEOAULAS

Protagonista: Isaque Daniel Chaves

Voluntários: Adriane Brandão, Vitor Surmas

Orientador: Ednei Reis

Este projeto de protagonismo estudantil surgiu com a constatação da dificuldade em disciplinas exatas nas engenharias, dentre umas das principais Cálculo Diferencial Integral I. Muitos alunos calouros chegam no ensino superior com dúvidas em áreas mais básicas da matemática e isso vai se desenrolando em um mal desempenho em Cálculo que, por sua vez, acaba atrasando todo o curso desses alunos.

Por mais que na internet estejam disponíveis várias videoaulas, entendemos que que nem sempre elas suprem todas as necessidades desses alunos, ou até mesmo, nem sempre o aluno sabe procurar o que ele realmente precisa.

Visto isto, a ideia do projeto é fazer videoaulas que atendam às necessidades reais dos alunos da UTFPR, reforçando o aprendizado das áreas mais básicas da matemática, fazendo com que os alunos fiquem melhor preparados para a disciplina de Cálculo, além de outras exatas. No decorrer do segundo semestre será criado espaços para divulgação online, e aos poucos essas videoaulas serão disponibilizadas.

Os alunos responsáveis por este projeto, juntamente com o professor orientador, esperam que essa iniciativa possa ajudar a melhorar os índices de aprovação na disciplina de Cálculo Diferencial Integral I, e consequentemente o desempenho geral dos alunos de engenharia.

 

Projeto 09

Título: UTRADING - LIGA DE MERCADO FINANCEIRO

Protagonista: Lucas Gabriel Garcia Pereira

Orientadora: Daiane Maria De Genaro Chiroli

As Ligas Universitárias de Mercado Financeiro estão presentes em todas as grandes universidades brasileiras, são organizadas pelos próprios estudantes e buscam aproximar os jovens do mercado financeiro, auxiliando como iniciar suas carreiras, quais áreas podem atuar, onde trabalhar, promover palestras e participar de desafios.

O mercado financeiro é conhecido mundialmente por atrair os melhores profissionais, não só pela remuneração atrativa e volume financeiro transacionado mas também pelo ambiente altamente meritório, que envolve uma grande complexidade e da valorização da análise acurada e precisa. Um prato cheio para jovens brilhantes e sonhadores.

Para mais informações, entre em contato com: https://www.facebook.com/utrading42/

Publicado em 17/08/2018