Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Saúde pública
conteúdo

Notícias

Saúde pública

Órgãos municipais e instituições de ensino superior de Ponta Grossa se reúnem em prol da conscientização para a saúde
publicado: 20/03/2020 13h51 última modificação: 20/03/2020 13h52

Um tema que afeta a vida de toda a população brasileira há algum tempo é a saúde pública. Na tentativa de conter doenças como a dengue, febre amarela, sarampo e, recentemente, o novo coronavírus, motivou uma reunião entre Instituições de Ensino Superior com sede em Ponta Grossa, representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e 3ª Regional de Saúde. 

Representantes da UTFPR Ponta Grossa estiveram presentes neste encontro que aconteceu no início do mês do março, com o objetivo de reforçar a importância de todos os setores estarem envolvidos em campanhas de conscientização para a vacinação e higiene - formas simples de evitar algumas das epidemias já citadas. As instituições de ensino foram convidadas, em especial, pois grande parte do seu público possui entre 20 e 29 anos, faixa etária que é alvo das vacinações em andamento.

Com toda a situação gerada pelo COVID-19 no estado do Paraná, é imprescindível a participação e engajamento de todos os setores nas questões de saúde, potencializando campanhas já existentes (como a vacinação para Sarampo e Febre Amarela - em andamento no mês de março de 2020), bem como a criação de novas ações de divulgação em prol de questões sanitárias.

Mesmo com um novo vírus em circulação, é essencial que a população não esqueça das medidas básicas para outras epidemias já conhecidas pelos brasileiros. Pensando nisso, a UTFPR Ponta Grossa sugere:

  • As aulas presenciais estão suspensas temporariamente, então organize seu tempo para colocar suas vacinas de Febre Amarela e Sarampo em dia;

  • Nos horários vagos, certifique-se de que seu quintal está limpo e livre de água parada, proteja-se contra a dengue;

  • Compartilhe também as campanhas de vacinação, essas doenças não foram embora com a chegada do COVID-19, não esqueça;

  • Seu curso ainda não fez o “trote solidário”? Incluam a vacinação entre as atividades a serem realizadas pelos calouros na volta às aulas.

Está com dúvidas? Procure uma unidade básica de saúde próxima a você, preferencialmente, entre 09h e 16h. Ou ligue para: (42) 3219-9800 (3ª Regional de Saúde).

Unidades Básicas com sala de vacinas e próximas ao câmpus Ponta Grossa da UTFPR, são:

  1. US Zilda Arns - Rua Aguinaldo Guimarães Gama da Cunha

  2. US Júlio Azevedo - Rua Desembargador Lauro Lopes

  3. US Abrahão Federmann - Rua XV de Setembro

  4. US Antonio Russo - Rua Saldanha Gama

  5. US Luiz Conrado Mansani - Avenida General Carlos Cavalcanti

Vacinação contra a gripe

Considerando a atual situação de saúde que o Brasil passa, as autoridades nacionais adiantaram a campanha de vacinação contra a gripe (H1N1). A partir desta segunda-feira, 23, os grupos prioritários já poderão começar a receber as vacinas - prioridade para idosos e trabalhadores da área da saúde, crianças até seis anos e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias. A segunda fase de vacinação iniciará em 16/04, abrangendo professores, profissionais das forças de segurança e portadores de condições clínicas especiais.