Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Astronauta Marcos Pontes conhece projetos do Câmpus Francisco Beltrão

Notícias

Astronauta Marcos Pontes conhece projetos do Câmpus Francisco Beltrão

Visita

publicado: 12/11/2018 12h22 última modificação: 12/11/2018 12h22

Na última quinta-feira (08), o astronauta Marcos Pontes foi conhecer o projeto desenvolvido pelo Grupo de Foguetes Tsiolkovsky que é formado por docentes e alunos do Câmpus Francisco Beltrão. Indicado para ocupar a pasta de Ministro de Ciência e Tecnologia no próximo Governo, Pontes foi recebido pelo diretor-geral do Câmpus, Alexandre Alfaro, e pelo prefeito Cleber Fontana.

Alfaro falou da satisfação em receber Marcos Pontes na UTFPR. “Para nós é uma imensa alegria receber o astronauta em nosso Câmpus, pois ele é um orgulho para o País e nos inspira”.

O professor Guilherme Bertoldo, um dos professores coordenadores do Grupo, explicou o objetivo do projeto que é divulgar as atividades espaciais e estimular a formação de cientistas e engenheiros nesta área.

O astronauta Pontes recordou o momento em que estava se preparando para sua missão espacial e olhou para uma foto da família. Segundo ele, aquela imagem lhe deu uma sensação muito reconfortante e o entendimento de que estavam juntos e que é assim que se sente em uma universidade. “Local onde acontece crescimento e geração de ideias, em que todos somam e juntos alcançam os objetivos”, completa.

“É importante lembrar que professor é a profissão mais importante que existe. Sem professor não tem astronauta, não tem médico, não tem prefeito, não tem general”, enfatizou Marcos.  

No evento, o astronauta lançou um minifoguete educativo.

Também participaram da solenidade, demais servidores e alunos do Câmpus, autoridades municipais e representantes do Exército Brasileiro.

Arenatech

Entre os dias 08 e 11 de novembro, a cidade de Francisco Beltrão sediou a mostra de tecnologias, produtos e processos inovadores, Arenatech. A abertura do evento contou com a participação de Marcos Pontes e também com o lançamento de 20 minifoguetes do projeto desenvolvido por alunos da UTFPR.

Além do lançamento, a Universidade Tecnológica foi representada com exposição de projetos de foguetes, de equipamentos CNC, de jogos/games; de robótica e da exposição do museu tecnológico.