Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Câmpus realizam atividades de prevenção ao suicídio

Notícias

Câmpus realizam atividades de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo

publicado: 12/09/2018 14h57 última modificação: 25/09/2018 10h06
Urna no Câmpus Curitiba recebe cartas de desabafo e apoio (Foto: Decom)

Urna no Câmpus Curitiba recebe cartas de desabafo e apoio (Foto: Decom)

Os câmpus da UTFPR realizam neste mês de setembro uma série de eventos e atividades em alusão ao Setembro Amarelo, campanha promovida por diversas instituições brasileiras para prevenção ao suicídio.

No dia 26 de setembro será realizado no Câmpus Francisco Beltrão o CineSer, com apresentação do documentário Elena, produção brasileira aclamada pela crítica por tratar com profundidade a temática a partir suicídio da irmã da diretora Petra Costa. Após a apresentação do filme haverá uma roda de debate conduzida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Já no Câmpus Curitiba a iniciativa é encabeçada pela Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura (Avalanche) com apoio do Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos (Cimco). Duas urnas foram disponibilizadas nos pátios das Sedes Centro e Ecoville para o recebimento de cartas de apoio e desabafos. Segundo os organizadores, o objetivo é proporcionar um meio para que os alunos passem para o papel suas angústias e, ao mesmo, reunir mensagens de empatia a partir das cartas de apoio.

No Câmpus Toledo, os alunos que participam do Protagonismo Estudantil estão organizando uma exposição fotográfica sobre o Setembro Amarelo. Os interessados em participar deverão deverão deixar suas fotografias na recepção do câmpus e preencher o formulário de inscrições até 25 de setembro. Após serem analisadas por uma banca, as fotos serão expostas no Câmpus a partir de 1° de outubro.

Diversos eventos também estão programados para o Câmpus Medianeira como, por exemplo, rodas de conversa, palestras e minicursos sobre orientações profissionais. Confira a programação completa:

13/09 - 17h30 - Gestão da Carreira Acadêmica e para a Vida - Miniauditório;
17/09 - 14h - Palestra 'Vamos Falar Disso?' - Miniauditório;
18/09 - 14h - Palestra com psiquiatra - Miniauditório;
19/09 - 9h - Roda de Conversa com Psicólogas - Miniauditório;
20/09 - 19h - Roda de Conversa com Psicólogas - Miniauditório;
24/09 - 19h - Palestra com psiquiatra - Miniauditório;
27/09 - 17h30 - Palestra "Empreenda sua vida e realize seus sonhos" - Miniauditório.

Sobre a campanha

Iniciada em 2015 a partir  de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.