Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Divulgação Científica > Evento vai aproximar a ciência da sociedade com palestras em bares
conteúdo

Notícias

Evento vai aproximar a ciência da sociedade com palestras em bares

Pint of Science

publicado: 29/04/2019 12h52 última modificação: 29/04/2019 12h58
Palestras são realizadas em diversas cidades brasileiras. Foto: divulgação do evento

Palestras são realizadas em diversas cidades brasileiras. Foto: divulgação do evento

Conversar sobre Ciência em um bar é a proposta do evento Pint of Science que chega a sua quarta edição este ano. O objetivo dos organizadores é derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa. Neste ano, o festival acontece entre os dias 20 e 22 de maio, em 24 países. O Brasil é o campeão, com 87 municípios participando, e três câmpus da UTFPR terão pesquisadores ministrando palestras no evento: Campo Mourão, Curitiba e Ponta Grossa. Os temas são diversos e abrangem vacinação, mudanças climáticas, urbanismo, poluição, entre outros.

Em Campo Mourão, a participação da UTFPR será com o professor Marcelo Galeazzi Caxambu, curador do Herbário do Câmpus, que falará sobre: “O Cerrado de Campo Mourão Foi Serrado?”, no dia 21, no Eden Beer da cidade. Já o professor dos cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos, Manuel Salvador Vicente Plata Oviedo, falará sobre “A Ciência do Gole”, no dia 20; a professora da área de Análise Matemática, Magda Cardoso Mantovani, conversará sobre “Seria a urna eletrônica uma fraude?”, no dia 21; o professor de Ciência da Computação, Luiz Arthur Feitosa dos Santos, sobre “Cibersegurança x Ciberameaças: até você está seguro”, também no dia 21; e o professor de Licenciatura em Química, Marcelo Real Prado, discutirá o tema “Sua Poluição Pode dar Dinheiro?!?”, no dia 22, no Cayenna Steak House.

Representando o Câmpus Curitiba, a professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Keiko Verônica One Fonseca, falará sobre “Cidades Inteligentes, legislação nem tanto…”, no We Are Bastards Pub, no dia 20. E o professor do Departamento de Física, Arandi Ginane Bezerra Jr., fará a palestra “Nanopartículas: um mundo mais precioso do que ouro”, no dia 22, no Drakkar Beer & Food.

Em Ponta Grossa, a palestra “Radiação, balística e fonética forense num bate-papo de bar!” será dada pelo professor do Departamento de Física,  Mário Silva, e a “Uma breve introdução à física de buracos negros”, pelo professor de Física, Thiago Gilberto do Prado, ambas no dia 21, no Frederico - Cervejas & Cervejas. No dia 20, o professor de Biotecnologia, Matheus Pereira Postigo, falará sobre “A pergunta mais medíocre de todos os tempos”, no dia 21; o professor de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Eduardo Bittencourt Sydney, falará sobre “Desmistificando os cogumelos: fungos, zumbis e você!”, e, no dia 22, “A maior invenção de todos os tempos” será o tema da palestra do professor do programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciência e Tecnologia, Igor de Paiva Affonso, no Bar da Fábrica - Koch Bier.

Quem quiser participar não precisa de inscrição e cada palestra terá a duração, em média, de 30 a 45 minutos e começam sempre às 19h. A programação completa está disponível no site do festival.