Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > CNPq concede bolsas PQ e DT a 30 professores da UTFPR

Notícias

CNPq concede bolsas PQ e DT a 30 professores da UTFPR

Pesquisa

publicado: 25/01/2018 16h55 última modificação: 15/03/2018 14h16

Trinta professores da UTFPR foram contemplados com bolsas de Produtividade em Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado preliminar das bolsas foi divulgado no dia 12 de janeiro.

Das 30 bolsas, 26 são de Produtividade em Pesquisa (PQ) e quatro, de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Dentre as 26 bolsas PQ, 11 são novas e as outras 15 são renovações. Já dentre as bolsas DT, três são novas e uma é renovação.

Produtividade em Pesquisa

As bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Desenvolvimento Tecnológico

As bolsas DT têm como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. Entre os critérios estão: ser titulado há pelo menos três anos, ter um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, de produção, de transferência de tecnologia e um projeto de pesquisa inovador.