Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Engenharia Ambiental recebe nota máxima em avaliação do MEC

Engenharia Ambiental recebe nota máxima em avaliação do MEC

Francisco Beltrão

publicado: 09/05/2018 11h58 última modificação: 09/05/2018 11h58
Alunas realizam pesquisa em laboratório do Câmpus Francisco Beltrão (Foto: Decom)

A graduação em Engenharia Ambiental do Câmpus Francisco Beltrão recebeu nota máxima – conceito 5 – no processo de renovação e reconhecimento do curso realizado no último mês de abril pelo Ministério da Educação. O curso já tinha sido reconhecido com conceito 4 e, agora, é o primeiro de universidade pública do Paraná a receber o conceito de excelência.

Para a coordenadora do curso, Denise Andreia Szymczak, esta elevação de conceito se deve a melhorias na estrutura do curso e do Câmpus como um todo, além do empenho dos servidores e alunos. “Os docentes e técnicos da universidade vestem a camisa e trabalham juntos em prol da educação, isso faz muita diferença. Ao mesmo tempo nossos alunos queriam muito o conceito cinco e a participação deles foi fundamental. Todos os quesitos impactaram já que eles avaliam desde o Restaurante Universitário, até os laboratórios, corpo docente e organização didático-pedagógica”, afirma Denise.

De acordo com o diretor-geral do Câmpus, Alexandre Alfaro, o conceito 5 transparece a dedicação e compromisso da universidade com a educação. “Todo o investimento que fizemos ao longo dos últimos anos em infraestrutura e corpo docente reflete no conceito do curso, bem como a dedicação de cada aluno e servidor que faz da universidade a extensão de sua casa. Francisco Beltrão está em festa, é daqui o melhor curso público e gratuito do Paraná em Engenharia Ambiental”, festeja o diretor.

O processo de avaliação ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril. O curso foi avaliado em três categorias: sendo elas a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. No âmbito da organização didático-pedagógica, a comissão destacou os conteúdos curriculares, a metodologia, o apoio ao discente e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A dimensão corpo docente teve a maioria dos indicadores excelentes ou muito boas. A estrutura física da universidade também recebeu estes conceitos, com destaque para as salas de aula, laboratórios e acervo bibliográfico.

Sobre o curso

Com a duração de 10 semestres e aulas em período integral, o curso de Engenharia Ambiental foi concebido para suprir a necessidade do mercado de trabalho de um profissional com visão holística, capaz de compreender a relação entre a sociedade e a natureza, e que busque tornar esta relação o menos prejudicial possível, levando em consideração as diversas áreas do saber. Essa concepção se deve ao fato de que, no atual contexto social e econômico, as exigências legais relacionadas ao meio ambiente aumentaram consideravelmente, assim como a sensibilização da população para a conservação do ambiente, fazendo com que este profissional tenha amplo campo de atuação.

O ingresso no curso de Engenharia Ambiental é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do governo federal, que utiliza como critério as notas do Enem. A seleção é feita duas vezes ao, normalmente, nos meses de janeiro e junho.