Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Engenheiro 3i finaliza projeto de Ateliê de Projeto Internacional

Notícias

Engenheiro 3i finaliza projeto de Ateliê de Projeto Internacional

Ensino Inovador

publicado: 02/07/2018 15h45 última modificação: 04/07/2018 09h19
Trabalho da disciplina de Ateliê de Projeto Internacional foi apresentado no Câmpus Curitiba no último mês de junho (Foto: Decom)

Trabalho da disciplina de Ateliê de Projeto Internacional foi apresentado no Câmpus Curitiba no último mês de junho (Foto: Decom)

O Programa Engenheiro 3i, realizado pela UTFPR em parceria com a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), na França, realizou no último 28 a apresentação final do piloto da disciplina Ateliê Projeto Internacional, realizado por alunos da primeira turma do Programa. 

O projeto foi acompanhado pela Renault e teve como tutor o ex-vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier. A atividade na UTFPR foi conduzida pelo professor Gilson Yukio Sato e executada pelos alunos Tainara Caroline Carloto (Engenharia Mecânica), Guilherme Turezzo (Engenharia Mecânica) e Nicolas Moreira Branco (Engenharia Elétrica). No fim deste mês de julho, os três alunos viajam para um período de intercâmbio na UTC, onde irão desenvolver atividades na Universidade e em empresas francesas. O projeto contou ainda com auxílio da aluna do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Manuela Gortz. 

Segundo o coordenador do Programa, Décio Estevão do Nascimento, a importância do Engenheiro 3i está "na proposição de uma dinâmica inovadora de internacionalização do ensino de engenharia, envolvendo tanto atividades de 'internacionalização em casa' quanto a mobilidade internacional de seus discentes". "É mais ambicioso do que um intercâmbio normal de discentes", destaca. 

A apresentação do Ateliê de Projeto Internacional conclui a segunda etapa da primeira turma do Engenheiro 3i, que teve suas atividades iniciadas no último mês de março. A equipe do Programa é composta ainda pelos professores Bruno Iamamura e Eglantine Guely Costa.

Sobre o Programa

Constituído como um programa de formação complementar, o Engenheiro 3i tem como proposta proporcionar, aos estudantes de engenharia, competências reconhecidas, proporcionando-lhes uma evolução em um contexto industrial, inovador e Intercultural. "Acredita-se que com essas competências, os futuros engenheiros serão capazes de intervir, de modo rápido e eficaz, em empresas com vocação internacional, em desafios envolvendo a inovação tecnológica", comenta Nascimento.

Todo o conteúdo pedagógico do Programa está organizado em torno de um referencial de competências, co-construído e validado por parceiros acadêmicos e industriais da UTFPR e da UTC.